Calendário

Regresso de quatro feriados traz três pontes em 2016

O calendário de 2016 passou de nove para 13 feriados nacionais, com a reposição de dois feriados civis e dois religiosos - Corpo de Deus, Implantação da República, Dia de Todos os Santos e Restauração da Independência. Com o regresso destes dias, ganham-se quatro pontes, incluindo o Carnaval.

Depois da paragem no Carnaval, entre 6 e 9 de Fevereiro, domingo, seguem-se três dias de descanso entre a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa (25, 26 e 27 de Março). O 25 de Abril calha este ano a uma segunda-feira, dando origem a mais um fim-de-semana prolongado. Em Maio, o Dia do Trabalhador goza-se a um domingo. Ainda nesse mês, e com a reposição do feriado do Corpo de Deus, dia 26, uma quinta-feira, mais um descanso de quatro dias. O Governo já iniciou negociações com a Santa Sé para a reposição desta data.

Nova paragem a um dia de semana e mais uma vez a uma sexta-feira para o 10 de Junho, Dia de Portugal, a que se seguem os feriados municipais – Santo António, que calha a uma segunda-feira, São João a uma sexta e São Pedro a uma quarta. Ainda no Verão, o 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, uma segunda-feira, dá origem a um fim-de-semana de três dias. A recuperação do 5 de Outubro (quarta-feira) adiciona mais um dia de descanso para o país, bem como o 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, uma terça.

O ano termina com mais dois feriados: Dia da Imaculada Conceição, dia 8 de Dezembro, uma quinta-feira, e o Natal, em 2016 a comemorar-se a um domingo.