Vitorino sugere a Relvas que aprenda a cantar a Grândola

O “cantautor” Vitorino sugeriu neste sábado, ao ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que aprenda a cantar porque, quando tentou entoar a Grândola, “grasnou”.

O artista alentejano foi uma das vozes que cantaram a Grândola, Vila Morena, no Terreiro do Paço, em Lisboa, no final da manifestação organizada pelo movimento Que se Lixe a Troika.

“Aquilo não era cantar, era grasnar. Ele tentava fazer uma piada marialva, ele que vá aprender a cantar bem”, recomendou o músico, aludindo a um protesto que decorreu em meados de Fevereiro, durante uma conferência realizada à noite, em Gaia, e na qual participava o governante. Relvas foi interrompido durante a sua intervenção por algumas pessoas que cantaram a canção de Zeca Afonso, e tentou cantar também.

Para Vitorino, os milhares de pessoas que entoaram Grândola, Vila Morena são um “público especial”. “A Grândola faz bater o coração, e temos de a ensinar aos europeus. Nós sempre tivemos muito para ensinar”, reiterou.

O “cantautor” considerou que entoar a canção popularizada no 25 de Abril de 1974 “não mata, mas sempre rói”. Para o artista, esta canção também deve ser bem aprendida pelos mais jovens, porque “tem de ser utilizada com eficiência, mas também com algum cuidado estético”.

O movimento Que se Lixe a Troika convocou manifestações em mais de 40 cidades, em Portugal e no estrangeiro, para pedir o fim das políticas de austeridade. A manifestação coincide com a presença da delegação da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), em Lisboa, para fazer a sétima avaliação do memorando de entendimento.

As manifestações foram antecedidas por diversos protestos que ocorreram nas últimas semanas, junto de governantes, quase sempre ao som de Grândola, Vila Morena.
 

Sugerir correcção
Comentar