PSD-Porto defende candidatura de Rio a presidente da Área Metropolitana

Dirigente nacional está convencido que candidatura do ex-autarca pode mesmo “potenciar o voto em candidatos da área social-democrata aos municípios, assembleias e juntas de freguesias”

Foto
Rui Rio Fernando Veludo/NFactos

O deputado e vice-presidente da distrital do PSD-Porto, Firmino Pereira, entende que o partido deve antecipar o debate sobre autárquicas do próximo ano e empenhar-se em apresentar uma “candidatura forte” para a Área Metropolitana do Porto (AMP), cuja eleição será feita em simultâneo com as câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesia em 2017.

Em declarações ao PÚBLICO, o vice-presidente da distrital considera que Rui Rio “é um nome forte” para o partido apresentar à liderança da AMP e a sua candidatura pode mesmo “potenciar o voto em candidatos da área social-democrata aos municípios, assembleias e juntas de freguesias”. “Pode haver um arrastamento nas candidaturas autárquicas do PSD, fruto de uma boa escolha para o cargo de presidente da área metropolitana”, reforça Firmino Pereira, argumentando que o ex-presidente da câmara do Porto “é seguramente uma das figuras mais prestigiadas da região e do país”.

Com o PS no Governo, o PSD deve, na sua opinião, concentrar-se, desde já, no combate das autárquicas, evitando cometer erros idênticos aos que aconteceram nas autárquicas de 2013, em que os sociais-democratas tiveram o pior resultado de sempre (106 câmaras). O PS ganhou 150 câmaras - um recorde desde 1976. Concentrando-se na AMP, o deputado aponta as derrotas que o PSD sofreu particularmente no Porto (21,06%), Vila Nova de Gaia (19.97%) e Matosinhos (9,31%) - o pior resultado de sempre com o PS dividido -, para dizer que o partido tem antecipar a discussão das autárquicas.

O conflito que se instalou por estes dias entre a Câmara do Porto e a TAP, por causa da estratégia anunciada pela transportadora aérea para este ano que prevê a suspensão de rotas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, serve de argumento para o deputado destacar a “importância da região em ter uma voz eleita e defensora dos direitos de quase dois milhões de pessoas”.

Sobre a medida inscrita no programa do Governo, que contempla pela primeira vez a eleição directa por todos os eleitores dos presidentes as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, Firmino Pereira elogia-a e considera-a importante. “Esta medida acarreta uma maior responsabilidade política no presidente da Área Metropolitana do Porto que pode, desta forma, dar uma maior visibilidade a esta estrutura regional”, afirma, reclamando para a região mais competências nas áreas das finanças, do ambiente e ordenamento do território e das políticas sociais.

Na sua opinião, “a eleição por voto directo do presidente da AMP no próximo ano ao mesmo tempo das eleições autárquicas é um claro e forte contributo para a região poder ter uma voz com grande poder reivindicativo e papel coordenador nas políticas que potenciam os vários municípios”. Frisa ainda que o “PSD deve contribuir para reforçar o poder do voto dos eleitores e dar à AMP uma voz com autoridade política” e sobre a candidatura de Rui Rio assume que “será uma grande solução”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários