Valores da dívida pública são “más notícias”, diz António Costa

Líder do PS diz que só com economia “sã” haverá finanças públicas “sãs”.

Foto
Costa esteve reunido com os autarcas do distrito de Viana do Castelo Nuno Ferreira Santos

António Costa criticou as “más notícias” sobre a evolução financeira do país, apontando o dedo às políticas de “austeridade” do Governo, que afirmou terem “fracassado”.

O líder do PS disse que “só com uma economia sã, teremos finanças públicas sãs”, comentando os números divulgados pelo Banco de Portugal que indica que a dívida das administrações públicas na óptica de Maastricht fixou-se em 128,7% do PIB em 2014, acima do verificado em 2013 e da meta fixada pelo Governo para o ano passado.

“Temos que nos focar naquilo que é essencial. Que é produzir, criar riqueza, mobilizar as empresas e as pessoas para este esforço de produção e crescimento. Sem isto só teremos más noticias”, disse António Costa, durante uma visita a empresas do concelho de Mangualde (Viseu).

Para o líder socialista, “esta política de austeridade fracassou, não produziu os resultados desejados e, pelo contrário, demonstra bem que contribuiu dia a dia para o enfraquecimento da nossa economia”. “A grande meta deste Governo de querer reduzir a dívida é contrariada pelos números que vamos sabendo sobre a evolução da dívida pública”, criticou, frisando que “o que é inexplicável, por mais vezes que se tente explicar, continua por explicar”. “O que verificamos que esta política falhou e, se queremos ter mais crescimento e menos dívida publica, temos de mudar de política”.

Ao “fracasso” do Governo, António Costa apelou a uma mudança de estratégia que passa por “produzir mais”. “Para isso é necessário melhorar as expectativas, melhorar as condições para as empresas se capitalizarem e terem condições para investir “. Só assim, reforçou, Portugal retomará uma “trajectória de convergência e coesão com a União Europeia”.

E exemplificou com as “necessidades” que lhe foram transmitidas pelo empresários com quem esteve reunido durante a manhã em Mangualde. “É fundamental a valorização do território e por isso não podemos continuar a desperdiçar uma zona do país – o interior -  com um enorme potencial e que deve ser a nossa plataforma de afirmação no mercado ibérico”.

António Costa visitou duas fábricas de têxtil no concelho de Mangualde, uma das quais especializada em fardamento e vestuário de proteção individual. Uma visita incluída no roteiro que está a fazer sobre a valorização do território fronteiriço e que culminará com um “grande encontro mobilizador” que se realizará no próximo sábado em Santarém.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários