“Simplesmente Marisa”: o Bloco chegou a comentador televisivo na TVI

Estação de Queluz anuncia rubrica de comentário com Marisa Matias no Jornal das 8, já este sábado, no canal aberto. Ex-candidata a Belém vai "escrutinar o poder presidencial" de Marcelo.

Foto
Bruno Lisita

Ainda não é a cadeira de domingo de Marcelo Rebelo de Sousa no estúdio da TVI mas anda lá perto. O Bloco de Esquerda passa a ter um espaço privilegiado de comentário televisivo com a entrada de Marisa Matias para o horário nobre da TVI e da TVI24, já este sábado, dia 2 de Abril.

O partido não tinha ainda qualquer figura no comentário em canais abertos; apenas o antigo líder do Bloco, Francisco Louçã, mantém uma rubrica na SIC Notícias, à sexta-feira, chamada Tabu. A falta de diversidade no comentário político televisivo em canais abertos tem sido uma crítica frequente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

A eurodeputada e ex-candidata presidencial vai ter uma rubrica intitulada Simplesmente Marisa, ao sábado, no final do Jornal das 8, na TVI durante cerca de 10 minutos, e depois continua por mais 10 a 15 minutos na emissão da TVI24. A estação de televisão da Media Capital anuncia que Marisa vai partilhar “a sua opinião sobre o país e sobre o mundo”. Mas será mais bem mais específica do que isso.

E anda perto de Marcelo precisamente porque uma das vertentes fundamentais do comentário de Marisa Matias, que em Janeiro foi a candidata surpresa nas eleições presidenciais ao conseguir o terceiro lugar, será o "escrutínio do poder presidencial", contou a eurodeputada ao PÚBLICO. O convite formal para a colaboração com a TVI só surgiu nesta quinta-feira à tarde e "começou com uma conversa sobre a falta de escrutínio de poder presidencial que tem existido em Portugal", descreve Marisa Matias.

"O poder presidencial deve estar tão sujeito a avaliação e a comentário como qualquer outro na sociedade", defende a dirigente do Bloco, que adivinha que não lhe faltará matéria já que Marcelo Rebelo de Sousa se tem mostrado um Chefe de Estado bastante activo e interventivo e ainda só leva três semanas no cargo. "É um perfil de Presidente da República com muito mais matéria para analisar" do que o anterior, admite a bloquista que irá fazer a análise à luz do que nos três meses de pré-campanha e campanha defendeu para o exercício do mais alto cargo de soberania.

Mas o alvo do comentário não se ficará por aqui. O tema presidencial é "o ponto de partida", mas sempre "com margem" para abordar outras questões, afirma Marisa Matias, que se debruçará também sobre as matérias europeias dada a sua função de eurodeputada. Muito mais Europa e muito menos política interna portuguesa, promete. 

A caracterização que a TVI faz da dirigente do Bloco de Esquerda é bem elogiosa: “Defensora de uma ‘política livre de interesses’, Marisa Matias é uma reconhecida guerreira nas causas que defende e respeitada eurodeputada no trabalho que desenvolve”, lê-se na nota enviada pelo canal às redacções.

A questão do pagamento pelo comentário semanal não está ainda fechada, mas Marisa Matias diz não ter intenções de receber remuneração.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários