SAD do FC Porto trava entrada de Rui Rio numa conferência da SIC-Notícias

Direcção da estação televisiva forçada a mudar de local na véspera da realização da iniciativa que vai agora decorrer no edifício da Alfândega do Porto.

Foto
Rui Rio desconhecia que a falência de Manuel Gonçalves tinha sido declarada em Fevereiro de 2008 Foto: Paulo Ricca

Responsáveis da SAD do FC Porto informaram esta segunda-feira a SIC Notícias de que Rui Rio não seria autorizado a entrar nas instalações do pavilhão Dragão-Caixa para onde estava marcada a grande conferência anual desta estação de televisão, obrigando à última da hora a direcção da SIC a transferir o evento para a Alfândega do Porto.

O ex-presidente da Câmara do Porto é um dos convidados da conferência de que faz parte o painel da Quadratura do Círculo, que será emitido em directo esta terça-feira de manhã. Denominada Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas, a conferência é a primeira de um ciclo que assinala o décimo quinto aniversário da SIC Notícias.

Em comunicado, a direcção da SIC Notícias considera “esta proibição uma interferência abusiva na sua linha editorial". "E, por óbvios motivos éticos, de independência e de transparência para com os telespectadores, recusou liminarmente a imposição, tendo decidido manter a conferência e todos os convidados, mudando apenas o local”.

O pavilhão Dragão-Caixa tinha sido reservado há uns meses para a realização do evento da SIC-Notícias e Caixa Geral de Depósitos. A SIC Notícias teve conhecimento de que Rui Rio não poderia entrar nas instalações do FC Porto apenas esta segunda-feira de manhã quando ultimava os prelativos da conferência.

O programa da conferência contempla a emissão em directo de vários programas da SIC Notícias, incluindo o debate político Quadratura do Círculo onde Rui Rio vai intervir em substituição do historiador José Pacheco Pereira, que, por razões pessoais, não pode estar presente. A Rui Rio juntam-se António Lobo Xavier e Jorge Coelho.

A conferência da SIC Notícias começa pelas 9h00 e encerra com uma intervenção do ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques.

O PÚBLICO contactou ao longo da tarde desta segunda-feira SAD do FC Porto, mas sem qualquer sucesso. Também Rui Rio recusou falar sobre o assunto. Ao que o PÚBLICO apurou, o ex-presidente da Câmara do Porto terá ficado surpreendido com a decisão da SAD portista sobretudo porque Rui Rio já abandonou a presidência da autarquia há mais de dois anos. Recorde-se que as relações entre as duas instituições da cidade mudaram radicalmente a partir da primeira eleição de Rui Rio em 2001, com o desentendimento público entre o autarca do PSD e Jorge Nuno Pinto da Costa. Até então, as relações entre o clube e o antigo presidente da autarquia Fernando Gomes, que, curiosamente, é agora administrador da SAD do FC Porto, foram sempre as melhores. O actual presidente Rui Moreira prometeu já que receberia a equipa nos Paços do Concelho se esta fosse campeã.

Sugerir correcção
Ler 15 comentários