Revolução de Abril celebrada nos palcos e ruas do país

O 25 de Abril é comemorado de Norte a Sul do país de domingo para segunda-feira com concertos, fogo-de-artifício e marchas um pouco por todo o país.

Dos cantores Jorge Palma e Paulo de Carvalho ao grupo Deolinda, os 37 anos da “Revolução dos Cravos” serão festejados com os mais diversos ritmos.

No domingo, Jorge Palma e os Deolinda actuam às 22h00 no Seixal, no palco da Praça 1.º de Maio. Entre os dois concertos há fogo-de-artifício sobre a baía da cidade.

Paulo de Carvalho canta às 23h00 em Setúbal, no largo da Misericórdia. Antes actua Mazgani.

Cristina Branco leva o espectáculo “Abril”, com canções de José Afonso, ao Cine Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, a partir das 22h00.

Em Coimbra, no Ateneu, perto da Sé Velha, há, depois das 00h00 de segunda-feira, a “Queima do Fascismo” e a actuação do "Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra".

Os Diabo na Cruz, Expensive Soul & Jaguar Band actuam em Odemira, no Largo Brito Pais, a partir das 22h00 de domingo.

Em Vila Real, a rádio Douro FM, 91.4, põe no ar às 23h00 um programa sobre o 25 de Abril de 1974 – "O legado histórico nas gerações contemporâneas".

Em Montemor-o-Novo, às 21h30, o Auditório da Biblioteca Municipal de Almeida Faria acolhe o espectáculo "Carta ao Zeca", com Samuel Quedas e José Jorge Letria. Depois há arruada pelas ruas da cidade com a Banda da Sociedade "Carlista".

Na terça-feira, um dia depois da efeméride, às 17h00, o Centro de Documentação 25 de Abril e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra inauguram a exposição "O 25 de Abril nos Cartoons de A Bola", composta por uma selecção de 25 cartoons de João Martins sobre a revolução de 1974, originalmente publicados no jornal “A Bola” entre Maio e Dezembro daquele ano.

Sugerir correcção
Comentar