PSD vai apresentar propostas em áreas do crescimento e emprego

Líder da bancada insiste em recusar iniciar discussão do Orçamento caso Governo não envie dados pedidos.

Foto
Líder da bancada PSD, Luís Montenegro, considera que o Governo tem de fornecer mais dados antes da discussão do OE 2017 asm ADRIANO MIRANDA

Numa reunião de pouco mais de 20 minutos, os deputados do PSD foram informados de que a bancada vai apresentar propostas de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2017 em áreas “estruturantes” como o crescimento económico e o emprego.

No final da reunião, Luís Montenegro, líder da bancada, reiterou não haver condições para começar a discussão do OE sem os dados das estimativas das receitas e despesas até Setembro que estão em falta e que estão pedidos ao Governo desde a passada terça-feira. “Não é possível começarmos a discussão já na próxima semana com a audição do ministro das Finanças sem termos toda a informação”, afirmou aos jornalistas. “Não se pode deixar de exigir que o Governo faça jogo limpo”, reforçou. Desde esta quinta-feira que o PSD tem vindo a aumentar a pressão sobre o Governo por causa dos dados em falta. O líder da bancada parlamentar assume agora que "se a documentação não chegar o debate está inquinado e não há condições para fazer um debate sério".

Luís Montenegro confirmou – como revelou em entrevista ao PÚBLICO Pedro Passos Coelho – que o PSD vai apresentar propostas de alteração ao OE, mas não vai entrar em “leilão”. As propostas serão em “áreas estruturantes” como o crescimento económico e o emprego já que o PSD mantém que o OE é da responsabilidade da esquerda. “Não vamos entrar no campeonato das propostas”, sublinhou.

Esta posição representa uma mudança de estratégia do PSD face ao OE de 2016 – em que não entregou nenhuma alteração – e que Luís Montenegro justifica com o insucesso da estratégia adoptada pelo Governo. Já a posição relativamente às propostas das restantes bancadas, o líder do grupo parlamentar social-democrata disse ainda “não estar fechada” e que será revelada em “tempo próprio”. 

Veja todas as notícias sobre o OE 2017

Sugerir correcção
Comentar