PSD tem dúvidas sobre discurso de Passos, mas direcção persiste na estratégia

Miguel Morgado recusa fazer as “figuras tristes” do PS que não reconhecia a recuperação económica do anterior Governo.

Foto
Pedro Passos Coelho insiste que estratégia de Costa “está errada” Daniel Rocha

As boas notícias que o Governo teve esta semana com os números da economia e a bênção de Bruxelas ao Orçamento do Estado para 2017 vieram suscitar dúvidas no PSD sobre o discurso do líder do partido, Pedro Passos Coelho. Muito catastrofista para alguns, muito centrado na área financeira para outros, dizem sociais-democratas ouvidos pelo PÚBLICO. A direcção do partido assume não hesitar em reconhecer quando os dados são positivos. “Não vamos é fazer as figuras tristes que o PS fez desde 2013, quando, perante a recuperação económica, aparecia com um ar zangado”, afirmou Miguel Morgado, vice-presidente da bancada parlamentar.

O antigo adjunto de Passos Coelho no anterior Governo põe travão a euforias com os números do INE que apontaram para um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre face ao anterior. Em primeiro lugar, porque não se devem à estratégia defendida pelo executivo de António Costa – baseada na procura interna –, mas sim pelas exportações, sobretudo pelo turismo. E assinala a queda do investimento como uma pedra no sapato. “Temos de ter os pés assentes na terra. Parece que estamos a crescer a galope”, afirmou ao PÚBLICO, defendendo que há um paralelo com o período anterior a 2011: “Não aprendemos nada com o que aconteceu até à bancarrota”.

Apesar de aconselhar a esperar pelos próximos meses para verificar a sustentação dos números, Miguel Morgado também defende que o PSD deve reconhecer como positivo o crescimento da economia.

Os sociais-democratas questionam agora o discurso visto como excessivamente negativo de Passos Coelho sobre a governação da "geringonça". E há já quem lembre algumas vozes, como a do ex-líder da JSD, Pedro Duarte, que defende uma “viragem” do discurso do PSD face às circunstâncias actuais. Só que os sociais-democratas ouvidos pelo PÚBLICO também reconhecem que o líder do PSD será persistente na sua estratégia e que tem ainda o respeito do partido por ter ganho as legislativas de 2015.

A direcção do partido mostra-se, de facto, pouco aberta à mudança, por considerar que a mensagem não está errada. Fonte do PSD sublinha que o discurso de Passos Coelho não esteve concentrado nos resultados da governação de António Costa, mas sim na estratégia adoptada pelo Governo, que sempre considerou falhada. E um dia depois de serem conhecidos os dados do INE, o líder do PSD volta a sublinhar isso mesmo: a estratégia está errada. “Não estamos a apostar suficientemente na geração de condições de confiança para atrair investimento. O Governo tinha uma estratégia que passava muito pela devolução de rendimentos para com isso animar a procura interna. Sabemos hoje que não foi isso que fez crescer a economia, mas sim o efeito das exportações”, argumentou. A mesma fonte contesta a falta de diversificação do discurso e exemplifica com o dia de quarta-feira que o líder do PSD dedicou à economia do mar.

Entre os sociais-democratas há quem faça comparações com a mensagem do CDS que, progressivamente, se descolou do anterior Governo. A liderança mudou – e isso é visto como uma vantagem sobre Passos Coelho –, apesar de Assunção Cristas ter sido ministra do anterior Governo. Fonte do CDS refere que o partido percebeu de imediato que uma “coligação negativa” – assinada por PS, PCP, BE e PEV – é para perdurar no tempo. A líder do CDS começou a trabalhar no pressuposto de que as eleições legislativas dificilmente seriam antecipadas por desentendimentos internos. Só factores externos poderiam colocar esse cenário. E a demarcação do CDS face ao PSD foi visível logo no Orçamento do Estado para 2016: os centristas apresentaram propostas, os sociais-democratas abstiveram-se de o fazer. Agora, o PSD só avança com propostas "estruturais", o que criou desconforto no grupo parlamentar.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários