PSD quer saber se Governo mantém combate à violência doméstica

Ex-secretária de Estado da Igualdade está preocupada com o dinheiro para o acolhimento de emergência a vítimas de violência doméstica.

Foto
Teresa Morais foi secretária de Estado da Igualdade Daniel Rocha

Os sociais-democratas querem saber se o Governo mantém o investimento do anterior Executivo nas casas de acolhimento de vítimas de violência doméstica, sobretudo no que diz respeito a situações de emergência.

A pergunta parte da anterior governante com tutela da pasta, Teresa Morais, que quer saber qual o investimento: “Passados seis meses não se sabe se houve uma medida concreta”, diz ao PÚBLICO. Em causa está o facto de até à data não se saber se este tipo de acolhimento vai continuar a ser financiado por verbas dos jogos sociais. Se não houver uma decisão – e a agora deputada diz que não foi divulgado que exista – as casas de acolhimento estão a viver “ou com financiamento anterior ou com algum financiamento posterior” que tenha sido decidido para os casos de emergência.

Em 2014, foram acolhidas 941 pessoas nesta situação e em 2015 foram 821, informa Teresa Morais.

Na pergunta que enviou ao ministro-adjunto e à secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais questiona ainda sobre a “continuidade” destas “estruturas de acolhimento destinadas a situação de emergência” e qual a verba destinada para estas situações. E ainda pergunta se haverá uma ampliação da resposta.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários