PSD escolhe provedor da Santa Casa do Porto para mandatário de Álvaro Almeida

Convite partiu do presidente da concelhia social-democrata.

Foto
António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto MANUEL ROBERTO

O provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, aceitou o convite para ser mandatário do independente Álvaro Almeida, que encabeça a lista do PSD à Câmara do Porto nas eleições autárquicas deste ano.

O nome de António Tavares chegou a ser apontado para liderar a candidatura social-democrata à Assembleia Municipal do Porto e também à própria câmara municipal, mas internamente o provedor foi dizendo que não podia aceitar responsabilidades dadas as funções que desempenha na Santa Casa. No entanto, agora vai desempenhar as funções mandatário da candidatura do Álvaro Almeida, aceitando o convite do presidente da concelhia do PSD-Porto, Miguel Seabra.

“Não quis ser candidato à câmara porque entendi que não tinha reunido as condições políticas que considero indispensáveis para alterar a minha vida pessoal e profissional. Aceitei ser mandatário porque se trata de um acto cívico - é uma função que me permite estar próximo das pessoas e, obviamente, ir participando no processo político”, afirmou António Tavares.

“Eu não me demito de participar na vida da minha cidade onde nasci e onde vivo”, justifica o social-democrata, em declarações ao PÚBLICO.

Próximo de Rui Rio, o provedor da Santa Casa destaca, por outro lado, “os desafios que se colocam hoje às cidades no mundo global” e o Porto "não é excepção”, diz. “O Porto hoje já não é só o FC Porto e a dinâmica da câmara municipal, é muito mais do que isso. É a sociedade, são as pessoas que nos visitam, são as pessoas que cá moram”, sustenta, sublinhando a “importância das cidades no plano da coesão económica e social das sociedades”.

Depois de uma ronda interna pelas secções do partido, o economista Álvaro Almeida tem agora pela frente um conjunto de visitas às instituições da sociedade civil da cidade. Amanhã, quinta-feira, estará na Associação Comercial do Porto, que já foi liderada por Rui Moreira, para uma sessão de apresentação de cumprimentos ao presidente da instituição, Nuno Botelho, à semelhança do que aconteceu na semana passada com a Associação Empresarial de Portugal.

A concelhia social-democrata do Porto aprovou no dia 13 de Janeiro, por maioria, o nome de Álvaro Almeida para liderar a lista do partido à segunda autarquia do país. No próximo dia 8 de Abril, a candidatura será apresentada publicamente na presença do presidente do partido, Pedro Passos Coelho.

Além deste independente, na corrida à Câmara do Porto estão já Rui Moreira, que se recandidata e que conta com o apoio do PS e do CDS, Ilda Figueiredo pela CDU e João Semedo pelo Bloco de Esquerda.

Sugerir correcção
Comentar