PSD e PS ainda não se entenderam sobre presidente do CES

Os dois maiores partidos deviam apresentar nome até esta sexta-feira, mas concordaram adiar a proposta sobre o substituto de Luís Filipe Pereira que há nove meses dirige (temporariamente) o CES. No entanto, há novos nomes para outras seis entidades.

Foto
Teresa Leal Coelho e Ascenco Simões são os nomes que PS e PSD indicaram para o Conselho Superior de Informações pedro cunha/PúBLICO

Só falta o mais mediático. PSD e PS já chegaram a acordo sobre uma extensa lista de nomes de representantes da Assembleia da República para diversas entidades, na sua larga maioria de supervisão, que exigem uma eleição por maioria de dois terços dos deputados, mas o nome para presidir ao Conselho Económico e Social (CES) continua sem entendimento.

Os dois partidos decidiram deixar para mais tarde a decisão, não especificando qualquer prazo.

A data limite para a apresentação dos nomes terminava esta sexta-feira, dia 5, depois de o presidente da Assembleia da República ter pressionado os grupos parlamentares, há três semanas, para que se entendessem, marcando em conferência de líderes a eleição para essas entidades para a próxima sexta-feira, dia 12 de Fevereiro.

Nas listas concertadas entre os dois maiores partidos e entregues esta sexta-feira na mesa da Assembleia da República, constam os seguintes nomes:

Conselho Superior de Defesa Nacional: Carlos Costa Neves (PSD) e Miranda Calha (PS).

Conselho Superior de Segurança Interna: Luís Marques Guedes (PSD) e Alberto Martins (PS).

Conselho Superior de Informações: Teresa Leal Coelho (PSD) e Ascenso Simões (PS) como membros efectivos; Hugo Soares (PSD) e João Paulo Rebelo (PS) como suplentes.

Conselho Geral do Centro de Estudos Judiciários: António Agostinho Conceição Guedes (PSD) e Isabel Moreira (PS) como efectivos; Américo Fernando Gravato Morais (PSD) e Fernando Anastácio (PS) como suplentes.

Conselho de Fiscalização dos Centros Educativos: Maria da Trindade Morgado do Vale (PSD) e Maria do Rosário Carneiro (PS) como efectivas; Maria da Conceição Pereira (PSD) como suplente.

Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial: Mónica Ferro (PSD) e Elsa Pais (PS) como efectivas; Ângela Guerra (PSD) e José Maximiano Leitão (PS) como suplentes.

Sugerir correcção
Comentar