PSD congratula-se com acordo entre Governo e troika

Comunicado social-democrata dá como garantido fecho da sétima avaliação do programa de ajustamento.

Foto
Passos Coelho à saída do Conselho de Ministros deste domingo Enric Vives-Rubio

Após um dia de tensão entre PSD e CDS, os sociais-democratas congratularam-se com o que chamaram de acordo alcançado entre Governo e a troika de credores internacionais para a conclusão da sétima avaliação regular do programa de ajustamento de Portugal.

“O PSD congratula-se com a circunstância de ter sido possível alcançar um acordo, entre Governo e a troika, relativamente à conclusão da 7.ª avaliação regular do Memorando de Entendimento”, lê-se num comunicado do partido, após uma reunião da Comissão Permanente.

“Essa conclusão é essencial, não apenas para a transferência de mais uma tranche de financiamento trimestral [2000 milhões de euros], mas também para a confirmação da decisão, em simultâneo para Portugal e para a Irlanda, do alongamento dos prazos de pagamento dos empréstimos contraídos por Portugal, facilitando o regresso ao financiamento através do mercado”, diz o mesmo documento.

Este comunicado surge depois de o CDS ter aceitado, a título excepcional, incluir a taxa de sustentabilidade sobre pensionistas no pacote de medidas que o Governo se compromete a tomar. Esta contribuição, que Paulo Portas tinha dito que não podia deixar passar, figurará no acordo com a troika já não como medida obrigatória, mas sim como medida que pode ser substituída por outra.

Sugerir correcção
Comentar