Presidente da Assembleia Popular Nacional da China faz visita inédita a Portugal

O número três do regime chinês estará em Lisboa de 10 a 12 de Julho, acompanhado de uma delegação de peso. Na altura será inaugurada a ligação aérea directa entre Lisboa e Pequim.

Foto
O presidente da Assembleia da República convidou o homólogo chinês, que também será recebido pelo chefe de Estado português LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, que representa o número três do regime chinês, visita Portugal pela primeira vez entre 10 e 12 de Julho, acompanhado de uma “importante delegação”, apurou o PÚBLICO junto de fonte parlamentar. 

A visita oficial acontece a convite do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que recebe o seu homólogo Zhang Dejiang numa cerimónia de boas vindas a 11 de Julho, no âmbito da qual será assinado um memorando de entendimento sobre cooperação entre as duas instituições parlamentares.

Nesse mesmo dia, os dois presidentes manterão um encontro privado e haverá uma reunião alargada às respectivas comitivas, cuja composição ainda não foi divulgada. Há várias semanas que a visita está a ser preparada, tanto em termos do seu programa como das medidas de segurança a adoptar, na Assembleia da República como nos hotéis onde a delegação ficará instalada.

Durante a visita oficial de três dias, Zhang Dejiang terá também encontros com o Presidente da República e o primeiro-ministro, além de contactos com a comunidade chinesa residente em Portugal, e será celebrada uma cerimónia de inauguração da ligação aérea directa entre Lisboa e Pequim.  

Embora não haja uma relação entre as duas visitas, a vinda do presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China é antecedida por outra, que decorre já esta semana, de um grupo de deputados da província chinesa de Cantão e cerca de duas dezenas de empresários da mesma região.

Os deputados e empresários cantoneses participam esta quarta-feira, na Assembleia da República, no Fórum Portugal-China, cujo objectivo é sobretudo promover oportunidades de negócio entre os dois países.

Organizado pelo Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China, o fórum decorre durante a manhã, com intervenções do chefe da delegação da comissão parlamentar da Assembleia provincial de Guandong, o embaixador da República Popular da China, o administrador executivo da AICEP e o chefe da delegação de empresários chineses.

Neste fórum de cariz empresarial, será analisado o tema do investimento estratégico e apresentados vários projectos de cooperação entre empresários dos dois países. Os 22 empresários chineses representam sobretudo áreas tecnológicas, comunicações, plásticos e modes, restauração e eléctricas, estando também presentes instuições ligadas à promoção de investimentos, como a câmara de comércio de Guangzhou (a capital da província).

 

Sugerir correcção
Comentar