Preocupado, Luís Montenegro espera que o país não perca fundos comunitários

O social-democrata reagiu à notícia do PÚBLICO segundo o qual o Governo chamou gestores dos programas do Portugal 2020 para que acelerem a execução de fundos.

Foto
Montenegro tece críticas ao Governo no que toca à execução de fundos comunitários. LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

Apontando o dedo ao Governo, o ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, afirma que os sociais-democratas estão preocupados com a possibilidade de Portugal poder perder fundos comunitários: “É um panorama muito mau para o país”, diz, acrescentando que o país não pode chegar ao “limite” de desperdiçar esta “capacidade” da qual precisa “como pão para a boca”.

Em causa está a notícia avançada pelo PÚBLICO, segundo a qual os gestores dos programas que compõem o Portugal 2020 foram chamados pela tutela e pressionados a acelerar o volume de despesas certificadas à Comissão Europeia, para evitar a necessidade de devolver fundos.

“Nós vimos com preocupação esta notícia. É um sinal de incompetência e negligência deste Governo”, declarou Luís Montenegro, lamentando que sejam estes os resultados que o executivo tem para mostrar “dois anos depois de entrar em funções”. “As desculpas do Governo já não colam”, acusa Montenegro, acrescentando que o executivo continua a ser “contrariado pela realidade”.

Apesar de o cumprimento das metas ser avaliado por cada Plano Operacional – algo sublinhado pela tutela –, nos cálculos feitos pelo PÚBLICO, o diferencial entre essa meta de execução mínima e o volume de despesas já certificada mostra uma insuficiência na ordem dos 47%.

Mas o social-democrata não poupa nas acusações ao executivo e aponta como uma das razões para estes dados o “inexistente” investimento público no ano passado e que continua “muito aquém” neste ano, argumentou. 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários