Portugal perdeu com alinhamentos unilaterais, acusa MNE

País deve convergir em interesses na União Europeia.

Foto

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou esta terça-feira que Portugal "perdeu muito" nos últimos anos por ter optado por "alinhamentos unilaterais", defendendo que o país deve "convergir em interesses" com vários países europeus.

"É a coisa mais normal que, do ponto de vista de política europeia, nós tenhamos capacidade de ter relações e convergir em interesses, seja com a Alemanha, com a Grécia, com a Itália, com a Suécia, com a Finlândia, com a Dinamarca, e outros", disse o governante, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

"Esta política conduzida pelo actual Governo português parte de uma constatação, que fazemos e só nos responsabiliza a nós, do muito que Portugal perdeu nos últimos anos quando se colocou em alinhamento, esses sim apenas unilaterais, e apenas na posição de seguidismo às determinações do poder do momento. Esta política europeia para defender os interesses nacionais precisa de maior plasticidade, que procuramos concretizar", sustentou.

Santos Silva respondia ao deputado social-democrata Duarte Marques, que considerou que o Governo, em termos de política externa, tem uma "estratégia que não é coerente, mas oportunista" e "dá ideia que quer estar bem com todos, com Deus e o Diabo".

Sugerir correcção
Comentar