Portugal na reunião da NATO sobre o Estado Islâmico

Lisboa aposta numa estratégia europeia de poítica externa e defesa.l

Foto
Azeredo Lopes foi ouvido no Parlamento esta terça-feira Fernando Veludo/NFactos

José Azeredo Lopes participa esta quarta e quinta-feira, em Bruxelas, na cimeira de ministros da Defesa Nacional da NATO, que inclui a primeira reunião específica da coligação contra o autoproclamado Estado Islâmico (EI).

Portugal, disse à agência Lusa fonte governamental, "está empenhado, à medida das suas capacidades, em apoiar os seus parceiros de aliança no combate às novas ameaças, designadamente à ameaça que hoje representa o EI.

O encontro da NATO será oportunidade para o ministro transmitir a posição portuguesa no encontro especial de quinta-feira, pelas 15:30 (horas em Lisboa), promovido pelo secretário de Estado da Defesa norte-americano, Ash Carter, dedicado ao combate ao terrorismo transnacional do EI.

Entre quarta e quinta-feira, Azeredo Lopes vai reunir-se com os seus pares do Conselho do Atlântico Norte, além da Comissão NATO-Geórgia.

O responsável pela tutela tem afirmado que a estratégia de segurança da União Europeia (UE), adotada em 2003 e revista em 2008, "deixou de conseguir responder plenamente aos desafios geopolíticos em acelerada transformação", designadamente o terrorismo, as crises migratórias e a tensão a Leste.

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 já prevê um aumento de 7,4% face à execução provisória de 2015 e dotações específicas para as Forças Nacionais Destacadas (FND) de mais seis milhões de euros e de mais 39 milhões de euros para a Lei de Programação Militar (LPM).

Para o ministro da Defesa Nacional, que esteve na passada semana na reunião informal da Defesa da UE, em Amesterdão, é urgente que a Europa estabeleça a sua própria estratégia assente em pilares de política externa e de segurança que sirvam "as suas premissas civilizacionais, sem subestimar a dimensão da Defesa na discussão da sua nova estratégia global", devendo Bruxelas adoptar em Junho uma forte componente daquele sector na sua estratégia global.

Por seu turno, no início do mês, o secretário-geral da NATO, o norueguês Jens Stoltenberg, saudou a proposta dos Estados Unidos de reforçar "de forma significativa" a sua presença militar na Europa.

A Aliança Atlântica aprovou a decisão do "Pentágono" de empregar cerca de 537 mil milhões de euros no seu orçamento para 2017 para o combate ao EI e na estratégia norte-americana no "Velho Continente".

 

Sugerir correcção
Comentar