Pires de Lima desafia Governo a livrar Freitas do Amaral do "fardo" do ministério

Foto
Freitas do Amaral afirma que vai pôr fim à sua carreira política quando terminar as suas funções no Governo André Kosters/Lusa (arquivo)

O deputado democrata-cristão Pires de Lima desafiou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, a “livrar o professor Freitas do Amaral da carga que é ser ministro dos Negócios Estrangeiros", depois do ministro ter afirmado que as suas obrigações são "cansativas".

"Há ainda mais razões, que têm a ver com a carga de trabalhos e saúde do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para pedir ao engenheiro Sócrates para livrar o professor Freitas do Amaral da carga que é ser ministro dos Negócios Estrangeiros", afirmou Pires de Lima, à entrada para o XXI Congresso do CDS.

Em entrevista ao semanário “Expresso”, Freitas do Amaral afirma que vai pôr fim à sua carreira política quando terminar as suas funções no Governo e descreve os dias de trabalho e as viagens que realiza enquanto chefe da diplomacia portuguesa, assumindo que estas obrigações são "cansativas".

Sobre a sua carreira política, Freitas do Amaral é taxativo. "Eu já tomei a minha decisão de que, no dia em que sair do Governo, terminará a minha vida política, e a partir daí não aceitarei mais nenhum cargo público, quer electivo quer de nomeação".

Pires de Lima, que defendeu que o CDS-PP se deve virar mais para o exterior e menos para as questões internas, pediu ainda esclarecimentos ao primeiro-ministro sobre declarações recentes do ministro das Obras Públicas, Mário Lino. "Não acho normal que um ministro em representação do Estado português se afirme como um iberista convicto", criticou Pires de Lima.

Sobre o Congresso do CDS, o deputado democrata-cristão Pires de Lima preferiu pouco dizer, reservando o seu sentido de voto para a intervenção que fará na reunião magna, hoje à tarde. "É um congresso onde cada militante pensa pela sua cabeça, aberto a surpresas e à liberdade individual de cada militante", afirmou.

Sugerir correcção
Comentar