PCP quer ouvir secretário-geral do Sistema de Informações sobre "cooperação" com NSA

Comunistas sublinham que não há qualquer controlo parlamentar das actividades de cooperação internacional dos serviços de informações portugueses

Foto
Deputado António Filipe propõe uma reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais sobre a matéria Daniel Rocha

O PCP apresentou um requerimento para que o secretário-geral do Sistema de Informações da República reúna com a comissão de Assuntos Constitucionais para explicar a "cooperação" entre os serviços de informações portugueses e a agência norte-americana NSA.

"A notícia de que havia uma cooperação com a NSA sobre os países africanos de língua portuguesa acontece depois de o primeiro-ministro ter afirmado que não havia relações institucionais entre os serviços secretos portugueses e os americanos. Se não são relações institucionais, que relações são essas?", questionou o deputado comunista António Filipe, em declarações à Lusa.

No sábado, o semanário Expresso avançou que existe uma relação de cooperação entre os serviços de informações portugueses (SIS e SIED) e a National Security Agency (NSA) dos Estados Unidos da América, nomeadamente sobre o fornecimento de informações sobre os países africanos de língua portuguesa.

"Este facto não pode deixar de ser um factor de preocupação, porquanto é hoje do conhecimento público em todo o mundo a existência, por parte da NSA, de práticas que violam gravemente direitos fundamentais e que contaram com a conivência ou mesmo com a participação activa de serviços de informações de diversos países europeus", argumenta António Filipe no requerimento apresentado.

O requerimento foi formalizado esta quarta-feira junto da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e será votado na próxima reunião.

O PCP relaciona a notícia sobre uma eventual cooperação entre a NSA e as secretas portugueses com outros acontecimentos envolvendo Portugal, como os "tristemente célebres voos da CIA ou o incidente que envolveu o avião presidencial da República da Bolívia", que "nunca foram cabalmente esclarecidos".

"Nunca ficou claro o grau de envolvimento recíproco dos serviços de informações de Portugal e dos Estados Unidos", sustentam.

No requerimento apresentado por António Filipe, o PCP sublinha que "não há qualquer controlo parlamentar das actividades de cooperação internacional dos serviços de informações portugueses".

O PCP propõe "a convocação de uma reunião da primeira Comissão com a presença do secretário-geral do Sistema de Informações da República, com o objectivo exclusivo de obter esclarecimentos acerca da forma que revestem os mecanismos de cooperação entre os serviços de informações portugueses e os serviços congéneres de outros países e designadamente a NSA e acerca dos mecanismos existentes para salvaguardar a legalidade desses procedimentos".
 
 

Sugerir correcção
Comentar