PCP pede à UTAO que faça contas sobre o empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução

Os comunistas entregaram um requerimento por escrito que inclui o pedido do PSD de cálculo dos custos para o Estado das alterações de condições do Fundo de Resolução.

Foto
PCP quer que UTAO faça contas sobre o empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução Enric Vives-Rubio

Depois da guerra desta quarta-feira de manhã na Comissão de Orçamento e Finanças entre o PSD e a esquerda por causa de pedidos à UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental), o PCP resolveu apresentar um requerimento por escrito que inclui a proposta do PSD. Isto depois de os partidos da esquerda terem acabado por chumbar um pedido semelhante que tinha sido apresentado pelos sociais-democratas.

Os comunistas apresentaram esta tarde um requerimento que pede aos técnicos que apoiam o Parlamento o “cálculo do valor actual do fluxo de pagamento decorrente das novas condições do empréstimo” do Estado ao Fundo de Resolução, como era pedido pelo PSD, mas acrescentam mais três pontos.

Querem ainda os comunistas que seja feito o “cálculo do valor actual do fluxo resultante das condições vigentes antes desta renegociação”, a “comparação entre ambos os valores” e, por fim, “simultaneamente, a avaliação das condições do pagamento do empréstimo e a análise da viabilidade do seu pagamento, nos vários cenários”.

Este requerimento foi apresentado de forma oral pelo deputado do PCP, Paulo Sá, na reunião da comissão de Orçamento e Finanças desta quarta-feira de manhã que acabou por gerar confusão na reunião, tal como foi noticiado pelo PÚBLICO.

Com a apresentação deste requerimento, que deverá ser aprovado pelo menos pelos partidos da maioria de esquerda, fica assegurado o pedido do PSD, contudo, estas análises terão de ser feitas todos ao mesmo tempo, o que os sociais-democratas queriam evitar, uma vez que defendiam que os cálculos que pediram eram simples e rapidamente apresentados, e os pedidos pelos comunistas serão mais complexos e podem adiar a entrega de um relatório sobre o assunto.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar