Passos e Rajoy na Escola da Europa

Cerca de 20 jovens portugueses e 30 espanhóis vão receber formação sobre política europeia.

Foto
Passos e Rajoy juntos perto de Madrid em Escola Europa Reuters/SUSANA VERA

*O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, participa no sábado, 22, em Aranjuez, arredores de Madrid, ao lado do presidente do Partido Popular e chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, numa Escola Europa com mais de 50 jovens dos dois países.

As "aulas" começam na quinta-feira, 20, e terminam no domingo, 23, e juntarão cerca de 20 jovens portugueses e 30 espanhóis que vão receber formação sobre política europeia, numa espécie de Universidade de Verão, mas à escala ibérica.

Segundo os organizadores do Partido Popular Europeu (PPE), que integra o PSD português e o PP espanhol, pretende-se “aproximar os jovens da realidade europeia, dar a conhecer as políticas da União Europeia e as suas instituições (com destaque para o Parlamento Europeu) através de conferências, mesas redondas e debates com os participantes”.

Os três temas em destaque serão: “Valores e políticas da União Europeia”; “Economia, competitividade e desenvolvimento sustentável”; e “Modelo social europeu”. Os jovens e oradores discutirão, por exemplo, questões relacionadas com migrações, bem como mudanças climáticas, emprego, educação, igualdade, saúde e demografia.

A “conferência principal” terá lugar no final da tarde de sábado, com uma intervenção de Pedro Passos Coelho e de Mariano Rajoy. Os eurodeputados sociais-democratas Paulo Rangel e Carlos Coelho, presenças assíduas nas Universidades de Verão do PSD (o segundo é, aliás, seu director), são dois dos professores-formadores. Do lado espanhol, María Dolores de Cospedal (ministra da Defesa de Espanha) ou Soraya Saez de Santamaría (vice-presidente do Governo de Espanha) também darão aulas na Escola Europa.

As inscrições decorreram até ao mês de Fevereiro e estiveram abertas a jovens portugueses e espanhóis com menos de 25 anos.

* Com Lusa

Sugerir correcção
Comentar