Partidos de acordo sobre realização de legislativas antecipadas

Foto
PS, PSD e PCP defenderam hoje a realização de eleições antecipadas perante Sampaio, tal como CDS-PP, BE e PEV o fizeram ontem André Kosters/Lusa

Os seis partidos com assento parlamentar estão de acordo relativamente à eventual realização de eleições legislativas antecipadas, após a demissão de António Guterres do cargo de primeiro-ministro. O Presidente da República, Jorge Sampaio, já convocou o Conselho de Estado para o dia 27 e marcou novas consultas com os partidos para o mesmo dia para tomar uma decisão.

PS, PSD e PCP defenderam hoje a realização de eleições antecipadas, tal como CDS-PP, BE e PEV o fizeram ontem.O coordenador da Comissão Permanente socialista, Jorge Coelho, disse hoje a Sampaio que as legislativas antecipadas são a melhor solução para haver uma clarificação política em Portugal. Coelho pediu, porém, ao Presidente para ter em conta "as dificuldades de calendário" do PS, a braços com a escolha do candidato a secretário-geral, afirmando que a situação deverá estar definida no sábado.
O PSD tem pressa e o seu líder, Durão Barroso, pediu ao chefe de Estado para marcar eleições "tão cedo quanto possível" para resolver "a crise que o país vive". Os sociais-democratas estão "concentrados no país e no próximo Governo" e o partido prepara-se para "enfrentar as eleições no prazo mais breve possível".
O secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, afirmou, por seu lado, que o país "precisa de uma nova política, que não deve passar pelo cavaquismo sem Cavaco ou pelo guterrismo sem Guterres". Carvalhas rejeitou, para já, a ideia de uma aliança que "não é previsível nem viável" com o PS - mas salvaguardou que os comunistas vão "esperar para ver".

Sugerir correcção
Comentar