Nóvoa cantou com mineiros, deu toques de bola e citou a Constituição

Os apoios da estrutura do PS são cada vez mais visíveis, mas o candidato apresenta-se como o independente que quer ser o “Presidente cidadão”.

Sampaio da Nóvoa mostrou dotes futebolísticos em Lagos
Fotogaleria
Sampaio da Nóvoa mostrou dotes futebolísticos em Lagos Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

Catarina Gonçalves está na Praça Gil Eanes, em Lagos, com duas amigas. Fato de treino, bola de futebol debaixo do braço, olha para a base da estátua de D. Sebastião, feita por José Cutileiro, e reconhece Sampaio da Nóvoa.

O candidato está a falar, num púlpito improvisado, ao lado de Joaquina Matos, a autarca do PS, que desejou esta candidatura desde o célebre discurso de 10 de Junho de 2012. Na altura pensou: “Este é o homem de que nós precisamos nesta altura.” Catarina ouve os discursos e comenta com as amigas: “Vi um vídeo do Marcelo a dar uns toques. Não é mau.” Assim que Nóvoa acaba de falar, Catarina vai atrás dele. O candidato, de fato azul escuro, cumprimenta dezenas de apoiantes algarvios. E Catarina continua à espera de vez, com a bola debaixo do braço. “Vou desafiá-lo”, diz às amigas. Elas riem. “És maluca.”

Quando chega o momento, Nóvoa hesita. Já tem um vídeo a circular em que dá uns toques numa bola. Mas Catarina insiste, e até pede aos apoiantes do candidato para abrirem um espaço. Nóvoa pergunta: “De joelho?” Catarina aceita, depois de ela própria mostrar os seus dotes com o peito do pé. Cinco, seis toques de joelhos, do candidato, finalizados com um passe de cabeça, a gravata destoa, mas Catarina rende-se. “Gostei da prestação dele.” Da prestação futebolística?, perguntamos-lhe. “É um forte candidato. Tenho visto as notícias e os debates”, diz a jovem jogadora da equipa de futebol do Silves. “Fui chamada à selecção do Algarve”, acrescenta, quase por acaso.

Numa campanha em que os jovens são a imensa minoria, os toques na bola destoam. Mas a campanha anima-se. E Nóvoa mostra-se mais confiante. Até na forma como se aproxima das pessoas, nas ruas e nos cafés. Essa é uma mudança. Há pouco tempo, Nóvoa evitava aproximar-se. Agora muda de direcção para ir cumprimentar toda a gente.

O resultado: um dia de campanha, o quarto, em que o candidato cantou o hino dos mineiros, com o Grupo Coral do Sindicato de Aljustrel, capacete na cabeça e tudo, deu toques com Catarina no centro de Lagos e andou a visitar campos agrícolas numa carrinha de caixa aberta.  E ainda citou o artigo primeiro da Constituição que, garante, é o seu “programa”.

Depois de três dias no interior, a falar da urgência do combate à “desigualdade” imposta pela distância dos centros urbanos, Sampaio da Nóvoa chegou ao litoral. O PS não lhe está a negar apoios. Os autarcas de Aljezur, Nelson Brito, e de Lagos, Joaquina Matos, acompanharam-no ao longo do dia.

Na véspera, à noite, Capoulas Santos, ministro da Agricultura, e presidente da federação do PS de Évora, já lhe tinha garantido o apoio da “esmagadora maioria dos militantes do PS de Évora, incluindo todos os presidentes de câmara eleitos” pelo partido no distrito, num concorrido comício - o primeiro com esse nome, no Teatro Garcia de Resende.

Nada que mude o discurso do candidato, e a iconografia da campanha. As bandeiras que se agitam nos comícios são as nacionais. E o tema forte é o da necessidade de eleger um “Presidente cidadão”, que pela primeira vez nos últimos trinta anos não seja um destacado ex-dirigente partidário.

Em Portimão, onde voltou a andar pela rua, no largo da sede do Portimonense Sport Clube, Nóvoa garantiu que se candidata “sem dependência de interesses de espécie alguma”. O candidato fez esta intervenção na Casa Teixeira Gomes, o portimonense que presidiu à República, até se desiludir e renunciar ao mandato, em 1925, pouco mais de dois anos depois de ter tomado posse.

Por isso, o tema foi, desta vez, menos eleitoral e mais “republicano”. Nóvoa falou do sonho de “mobilidade social” que a República precisa de manter: “Que todos têm direito a uma oportunidade” e “quem nasce pobre não tem de morrer pobre”.

Garantindo que o apoio que sente na rua o motiva, o candidato exortou a sala, cheia de apoiantes, a cumprir a “obrigação de participar civicamente”. No fim ouviu o slogan “Nóvoa a Presidente”.

À noite, antes de voltar a uma longa viagem pela estrada, até Coruche, Nóvoa participou num jantar com 386 apoiantes em Faro.

Sugerir correcção
Comentar