Novo jornal online diário Observador lançado dia 19

Projecto liderado por José Manuel Fernandes e David Dinis assume-se como “nativo digital” e promete “fazer jornalismo deste tempo”.

O novo projecto jornalístico em suporte exclusivamente digital Observador vai ser lançado a 19 de Maio, anunciou esta sexta-feira o director, David Dinis.

A definição da data estava apenas dependente da realização de testes técnicos, e o lançamento acaba por acontecer dentro do prazo inicialmente previsto - o primeiro semestre deste ano. José Manuel Fernandes, antigo director do PÚBLICO assume o cargo de publisher, enquanto David Dinis, antigo editor de política do semanário Sol, é o director executivo do jornal.

De acordo com David Dinis, durante o dia de hoje serão abertos os canais do Facebook e do Google+ “para apresentar mais alguns detalhes” sobre o projecto.

“Somos nativos digitais e vamos fazer jornalismo deste tempo. Com independência, com exigência”, afirma a equipa no site do Observador, que por enquanto só tem página de entrada, e acrescenta que defende “um jornalismo esclarecedor, que ajude a pensar e a compreender”.

“Faremos jornalismo sem hora marcada, porque respeitamos o leitor e as notícias”, promete o Observador, que pretende ter “voz activa na comunidade, ajudando a melhorar a sociedade aberta e democrática que temos”.

O Observador assenta num projecto exclusivamente digital, que fará muito uso das redes sociais para a difusão das notícias. O mês de Maio fica marcado pela concretização de duas apostas exclusivas para as plataformas online: antecipando-se ao Observador, o semanário Expresso lançou uma edição diária só para computador, tablets e smartphones no início desta semana.

Sugerir correcção
Comentar