Novo Banco: PSD exige esclarecimentos sobre encargos para contribuintes

O social-democrata não quis entrar em detalhes sobre o que preocupa em concreto o partido relativamente à operação.

Foto
Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD Enric Vives-Rubio

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, exigiu que o Governo dê um "esclarecimento o mais completo possível" sobre a "responsabilidade na área pública" na operação de venda do Novo Banco sobre a qual Mário Centeno prometeu dar pormenores na sexta-feira. O deputado referiu-se concretamente à necessidade de saber "com clareza, objectividade e transparência se os contribuintes vão ser chamados, directa ou indirectamente, a poder suportar algum custo associado a esta operação".

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Luís Montenegro exigiu um "esclarecimento canal e transparente para perceber todas as consequências" da operação de venda do banco ao fundo Lone Star. Lembrando que "o Governo tinha dito não haver responsabilidades na área pública", o social-democrata não quis entrar em detalhes sobre o que preocupa em concreto o partido relativamente à operação. "Teremos de aguardar a posição final. O que é crucial é que não subsista nenhuma dúvida", afirmou. 

Questionado sobre a posição da bancada de há dois dias, em que remeteu para a esquerda parlamentar qualquer apoio para a decisão do executivo em torno do Novo Banco, Luís Montenegro reiterou essa ideia: "o apoio deve ser assacado a quem suporta o Governo". 

O ministro das Finanças, Mário Centeno, comprometeu-se a dar explicações esta sexta-feira sobre o processo de venda do Novo Banco, depois de ter existido há dois dias reuniões com representantes de todas as bancadas parlamentares. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários