Moreira da Silva não foi escolhido para subsecretário-geral da ONU

Ban Ki-Moon escolheu a mexicana Patricia Espinosa para o cargo de subsecretária-geral para as Alterações Climáticas.

Foto
Moreira da Silva chegou à entrevista final, mas não foi o escolhido Tiago Machado

Jorge Moreira da Silva estava na short list para o cargo de Secretário-Executivo da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, mas acabou por ser preterido. Ban Ki-Moon escolheu a mexicana Patricia Espinosa, depois de uma disputa final entre os dois.

O ex-ministro do Ambiente tinha revelado ontem (segunda-feira) ao final da tarde que tinha concorrido ao cargo e que já tinha passado por várias fases do concurso, estando já nos dois nomes finais. Ora hoje, também num post no Facebook revelou que não foi o escolhido.

A escolha foi feita pelo próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que entrevistou os dois finalistas na semana passada. O secretário Executivo da UNFCCC (Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas) tem como papel a implementação do Acordo de Paris. Este lugar é uma das 41 posições na senior management team das Nações Unidas. A equipa integra um português como subsecretário-geral para assuntos jurídicos – Miguel Serpa Soares, que foi director-geral do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2008 e 2013.

Apesar da experiência de Moreira da Silva, esta não foi suficiente para ficar com o cargo final. O ex-ministro já trabalhou na ONU e foi relator permanente do Parlamento Europeu para as alterações climáticas. Na informação dada pelo Facebook, Moreira da Silva elogia a escolha de Patricia Espinosa. Diz o social-democrata que "foi uma excelente escolha" uma vez que a mexicana "liderou com êxito a Cimeira de Cancun". "Desejo-lhe o maior êxito agora na concretização do Acordo de Paris", finalizou o ainda deputado do PSD.

Além do cargo da UNFCCC, Ban Ki-Moon escolherá também o substituto do director-geral do Programa de Ambiente das Nações Unidas (UNEP).

Sugerir correcção
Comentar