Moreira da Silva na short list para ser subsecretário-geral da ONU

O ex-ministro do Ambiente confirmou que se candidatou a secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

Foto
Moreira da Silva trabalhou na ONU como director no quadro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento durante três anos Pedro Cunha

António Guterres não é o único português candidato a um cargo nas Nações Unidas. Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do Ambiente e actual deputado do PSD, candidatou-se à UNFCCC (Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), um posto de subsecretário-geral. A confirmação foi dada pelo próprio no Facebook.

No post, o ex-ministro explica que está na fase final do concurso para o qual se candidatou no início do ano. Ser secretário executivo para as Alterações Climáticas implica liderar a implementação do Acordo de Paris. Saberá em breve se foi o escolhido para o cargo. 

Foto

Este lugar é uma das 41 posições na senior management team das Nações Unidas (presidida por Ban Ki Moon). Esta equipa já integra um português como subsecretário-geral para assuntos jurídicos – Miguel Serpa Soares, que foi director-geral do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2008 e 2013.

Moreira da Silva é especialista na área do ambiente e já trabalhou na ONU. Foi director no quadro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento durante três anos. Abandonou o quadro para integrar a direcção do PSD de Passos Coelho. Foi depois chamado para ministro.

Além deste cargo, Moreira da Silva foi o relator permanente do Parlamento Europeu para as alterações climáticas.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários