Ministro admite alteração do nome do Cartão de Cidadão

Bloco de Esquerda quer alterar o nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania.

Foto
Rui Gaudêncio

O ministro adjunto Eduardo Cabrita admitiu, nesta segunda-feira, no Parlamento uma eventual alteração ao nome do cartão de cidadão, como pretende o Bloco de Esquerda, mas no quadro da renovação dos instrumentos de identificação pessoal.

"Estes temas tratamos com seriedade e tratamos com rigor e portanto estamos abertos a reflectir sobre a evolução da sociedade neste tema, certos também que estaremos sempre a olhar para o futuro", afirmou o governante, numa audição no Parlamento.

O ministro, que falava na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, salientou, no entanto, que "qualquer transformação neste quadro será sempre ponderada" tendo em conta "o processo natural de substituição dos instrumentos de identificação".

"A dimensão simbólica de afirmação de valores não é destituída de relevância, quer relevância formal, quer de relevância substantiva", admitiu Eduardo Cabrita, notando que o actual Governo se distinguiu dos anteriores com a criação de uma Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

O ministro respondeu desta forma a questões das deputadas Isabel Moreira (PS) e Teresa Caeiro (CDS-PP), relacionadas com a proposta legislativa do Bloco de Esquerda para alterar o nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania.

Sugerir correcção
Ler 42 comentários