Maria Luís: “Se eu fosse ministra as sanções não se colocavam”

Vice-presidente do PSD culpa Governo por aplicar política que levanta dúvidas em Bruxelas.

Foto
Maria Luís Albuquerque acredita que conseguiria evitar sanções Enric-Vives Rubio

A vice-presidente do PSD Maria Luís Albuquerque responsabiliza a política do actual Governo, mesmo a que está a ser levada a cabo em 2016, pela eventualidade de aplicação de sanções a Portugal em resultado do procedimento por défice excessivo de 2015. A social-democrata está, por isso, convencida de que não se falaria de penalizações se Passos Coelho governasse: “Se eu fosse ministra das Finanças a questão das sanções não se colocava”.

Depois da declaração aos jornalistas, Maria Luís Albuquerque foi questionada sobre a sua convicção de que, enquanto titular da pasta das Finanças, conseguiria evitar as sanções. “Porque a questão que se coloca verdadeiramente é o que está a ser feito nestes meses de governação, são as dúvidas fundadas sobre as metas macro-económicas e as reformas estruturais. Foi com elas que conseguimos merecer a confiança dos nossos parceiros europeus. Se tivéssemos continuado no Governo essa credibilidade não se perdia”, justificou.

Em resposta aos jornalistas, a vice-presidente social-democrata afirmou que, na perspectiva de Bruxelas, não estão em causa apenas “15 dias de Governo socialista [em 2015]”, mas sim “todas as medidas que o Governo apresentou no Orçamento e no Programa de Estabilidade e Crescimento”. “O que está em causa é que a trajectória é esteja a ser desviada daquilo que foi nos últimos anos”, sublinhou.

A ex-ministra sustentou que o défice de 2015 é de 3% (excluindo a operação Banif) e acusou o Governo de “contradições” ao falar publicamente em 3,2% (através do ministro das Finanças) ou em 3,1% (através da direcção-geral do Tesouro), depois de ter tomado medidas extraordinárias. “Só com muita incompetência é que o Governo pode apresentar uma derrapagem”, apontou.

Lembrando que ainda “há tempo” para o Governo fazer pressão sobre Bruxelas, Maria Luís Albuquerque disse ficar preocupada com “todas as sanções” quer sejam “pecuniárias ou simbólicas ou de suspensão de fundos estruturais”. 

Sugerir correcção
Ler 41 comentários