Marcelo quer reforçar autoestima dos portugueses

Presidente eleitou participou na inauguração da 25ª. Festa do Queijo Serra da Estrela

Foto
Marcelo quer amplo consenso em matéria de reestruturação da CGD Miguel Manso

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu este sábado a necessidade de reforçar a autoestima dos portugueses nos próximos anos.

“Uma das ideias para os próximos anos é aumentarmos a nossa autoestima”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, nos Paços do Concelho de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, ao participar numa cerimónia integrada na abertura da 25ª. Festa do Queijo Serra da Estrela.

Na sua opinião, “o povo português é extraordinário e não há razão nenhuma” para que os governantes e demais titulares do poder político “não sejam extraordinários” no desempenho das suas funções.

Na sessão, foram distinguidas várias pequenas e médias empresas (PME), o que levou Marcelo Rebelo de Sousa a afirmar que as PME, “por aquilo que fazem, são grandes empresas” que estão “todos os dias a mudar Portugal”, criando riqueza e emprego.

Os produtores de queijo com denominação de origem protegida (DOP) da Serra da Estrela e de outros bens tradicionais podem “dinamizar economicamente uma região e, ao mesmo tempo, criar envolvimento e proximidade das pessoas”, disse, antes de visitar o recinto da feira, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

O Presidente da República eleito, que esta semana substituirá Aníbal Cavaco Silva no Palácio de Belém, invocou as suas origens em Celorico de Basto e Covilhã, para defender o país possa ser pensado a partir do interior e não do litoral e dos grandes centros urbanos.

“E por que é que não se há-de pensar Portugal a partir do interior, onde o país nasceu?”, perguntou, antes de iniciar a sessão na Câmara Municipal, conversou com amigos que já não via há algum tempo, como António Campos, um dos fundadores do PS, que conheceu após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Sugerir correcção
Comentar