Marcelo preocupado com a multiplicação de casos de violência na Europa

Presidente da República diz que a insegurança é “muito negativa para a segurança e a paz” na Europa.

Foto
PATRICK HERTZOG/AFP

O Presidente da República afirmou este sábado que o “clima de insegurança” em que a Europa vive é “muito negativo para a democracia e para a paz”, para o continente europeu e para a União Europeia em particular.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ter enviado ontem, pouco depois de se saber da ocorrência do tiroteio num centro comercial em Munique, no sul da Alemanha, onde um jovem de 18 anos de nacionalidade alemã e iraniana atingiu mortalmente nove pessoas e feriu quase duas dezenas, uma mensagem ao seu homólogo alemão. Nela, o Presidente expressou a sua “consternação e preocupação pela multiplicação destes casos, que independentemente que terem ou não ligações [com o ISIS] representam o criar de uma insegurança que não é boa para a Europa”, descreveu Marcelo aos jornalistas durante a sua curta passagem pelo almoço de homenagem a Aníbal Cavaco Silva.

“Expressei, em nome do povo português, o horror por aquele tipo de ataque, pelas vítimas, solidariedade em relação aos familiares das vítimas mortais e em relação aos feridos, e sobretudo uma expressão de consternação e preocupação pela multiplicação destes casos, que independentemente que terem ou não ligações [com o ISIS] representam o criar de uma insegurança que não é boa para a Europa”, apontou o Presidente da República.

“A Europa acaba por viver um clima de insegurança e a insegurança é muito negativa para a democracia e para a paz para a Europa em geral e na União Europeia em particular”, acrescentou.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários