Marcelo garante estabilidade, pelo menos até às autárquicas

Presidente vai à Alemanha pedir que Portugal não seja punido pelo défice e garantir estabilidade política. Pelo menos para já: “Depois das autárquicas, veremos o que se passa.”

Marcelo Rebelo de Sousa com o ministro da Defesa em visita ao Exército
Fotogaleria
Marcelo Rebelo de Sousa com o ministro da Defesa em visita ao Exército DR
Fotogaleria
Marcelo anunciou que visitará a força de reacção rápida que os Comandos vão enviar para a República Centro-Africana DR
Fotogaleria
O Comandante Supremo das Forças Armadas quer ver Portugal em mais missões internacionais DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Marcelo Rebelo de Sousa já marcou no calendário o momento em que reavaliará a situação política do país: no Outono de 2017, após as eleições autárquicas. Até lá, vai continuar a garantir estabilidade política em Portugal, dentro e fora do país.

Questionado esta terça-feira sobre o aparente arrefecimento das relações com o Governo, o Presidente da República colocou travões no curto prazo, mas abriu a porta para o futuro: “Desiludam-se aqueles que pensam que o Presidente da República vai dar um passo sequer para provocar instabilidade neste ciclo que vai até às autárquicas. Depois das autárquicas, veremos o que se passa, mas o ideal para Portugal é que o Governo dure e tenha sucesso”.

Falando à margem de uma visita ao Exército no Comando das Forças Terrestres da Amadora, Marcelo Rebelo de Sousa repetiu que em breve dirá o que pensa sobre a evolução económica e financeira, assim que forem conhecidos os dados da execução orçamental de Maio, o que deverá acontecer amanhã.

Mas deixou claro que, sejam quais forem os números, não será por isso que vai mudar a sua posição neste momento: “O Governo existe para durar uma legislatura. Há claramente um ciclo político marcado pelas autárquicas e estar a especular sobre a instabilidade política nesse ciclo não faz o mínimo sentido”, afirmou.

Para o Presidente, as "especulações" em torno das suas relações com o Governo têm origem definida: "Faz parte da lógica de muitos analistas e das oposições o acharem que é bom de vez em quando haver especulação sobre as relações entre o Governo e o Presidente da República. Mas eu disse desde o discurso de posse: não é preciso haver instabilidade, nós precisamos de estabilidade política, económica e social".

Marcelo fez então a apologia do valor da estabilidade: “Nós precisamos de estabilidade para haver investimento e formação bruta de capital fixo, aquilo que faz crescer a economia. Só há essa estabilidade se houver estabilidade política. O Presidente da República não vai contribuir para a instabilidade política”, insistiu.

É esta a mensagem que vai levar à chanceler Merkel, com quem se vai reunir em Berlim no fim de semana: “A Europa pode contar, do Presidente da República portuguesa, a estabilidade política e governativa.”

E mais uma: o pedido para que Portugal não sofra sanções pelo não cumprimento do Tratado Orçamental: “Espero que a Europa perceba o esforço que os portugueses fizeram nos últimos anos, os sacrifícios que fizeram, espero que a Europa não puna os portugueses pelo défice do ano passado”.

Encontro marcado para a República Centro-Africana

No âmbito desta visita ao Exército, Marcelo contactou com a companhia dos Comandos que está a ser preparada para intervir, sob a égide da ONU, na República Centro-Africana e anunciou que os irá visitar quando estiverem no teatro de operações. "Tenciona o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas ir em tempo oportuno à República Centro Africana para poder estar convosco e partilhar o sucesso da vossa missão", afirmou, adiantando que a visita decorrerá "até ao final do ano".

Ao som de "O melhor de mim", de Mariza, a força de reacção rápida, com 149 militares (cinco mulheres) e cerca de 30 viaturas de combate, apresentou-se ao Presidente da República na parada Marechal Carmona, a mesma onde, durante a guerra colonial, se agrupavam tropas antes de ir para África.

Na sua intervenção, o Presidente afirmou que "a Europa está intimamente ligada a África" e que "o que se passa no centro de África e no norte de África determina migrações económicas, sociais, refugiados, toda a geopolítica do continente europeu". Acrescentou que a missão das Nações Unidas MINUSCA "é fundamental para o continente africano, mas também para o europeu e para Portugal", e afirmou acreditar no sucesso da missão dos comandos. Mas alertou: "Não há missão sem riscos".

Aos jornalistas, Marcelo adiantou depois que vai reunir em Julho o Conselho Superior de Defesa Nacional para "continuar a analisar a perspectiva de missões que estão pendentes", uma vez que Portugal "vai estar ainda mais envolvido em missões internacionais".

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o secretário de Estado Marcos Perestrello, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro e o novo Chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, acompanharam Marcelo Rebelo de Sousa nesta sua primeira visita ao Exército.

 

Sugerir correcção
Ler 12 comentários