Marcelo elogia a maioria absoluta (no caso, a de Cavaco)

Numa nota publicada na quarta-feira è noite, o PR deixou um elogio à primeira maioria absoluta da democracia. "Tratou-se - e trata-se - de um feito notável, que atesta a confiança dos Portugueses e o seu apoio a uma determinada solução político-governativa".

Foto
Nuno Ferreira Santos

Foi com uma nota diferente, no site oficial da Presidência da República, que Marcelo Rebelo de Sousa quis assinalar "o 30º aniversário da primeira maioria absoluta monopartidária da democracia portuguesa". A mensagem surge em pleno fecho de sessão legislativa, e com o Governo em dificuldades para fazer aprovar a reforma da floresta face às divergências entre PCP e Bloco. E em termos sintomáticos: 

"Há precisamente trinta anos, nas eleições realizadas no dia 19 de Julho de 1987, um partido político obteve a primeira maioria absoluta monopartidária da democracia portuguesa. No quadro do nosso sistema eleitoral, tratou-se - e trata-se - de um feito notável, que atesta a confiança dos Portugueses e o seu apoio a uma determinada solução político-governativa", vincou Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois, vem o elogio ao autor da proeza (que só foi repetida por outro primeiro-ministro, o socialista José Sócrates): "Para essa vitória, foram decisivos o carisma e a determinação do então líder do partido vencedor, o Professor Aníbal Cavaco Silva, que serviu Portugal como Primeiro-Ministro e como Presidente da República. Nesta ocasião, permito-me saudar, de forma muito especial e calorosa, o Professor Aníbal Cavaco Silva e o partido que então liderava, o Partido Social Democrata, força partidária fundamental do nosso sistema político e do nosso regime democrático."

Sugerir correcção
Ler 8 comentários