Marcelo: "As grandes transformações fazem-se por pequenos passos"

No início da sua visita a Moçambique, o Presidente da República afirmou que "todos os portugueses estão sempre disponíveis para ajudar" os países amigos. Esta terça-feira, Marcelo reune-se com os três partidos com assento no Parlamento moçambicano: Renamo, Frelimo e MDM.

Foto
Marcelo iniciou esta terça-feira uma visita de Estado a Moçambique Enric Vives-Rubio

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta terça-feira que todos os portugueses estão permanentemente disponíveis para ajudar Moçambique e considerou que as grandes transformações se fazem por pequenos passos.

Em declarações aos jornalistas, depois de visitar o Centro de Formação Profissional de Metalomecânica, em Maputo, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "simbolicamente" quis começar a sua visita a Moçambique "pelas pessoas e pelos trabalhadores".

O Presidente português remeteu declarações sobre a situação de Moçambique para mais tarde.

Questionado se pode desempenhar algum papel no actual contexto, respondeu: "Todos os portugueses, em todas as circunstâncias, como todos os amigos dos nossos amigos, estão sempre permanentemente disponíveis para ajudar".

"Eu tenho a teoria, há muito tempo, de que as grandes transformações se fazem por pequenos passos. Não por grandes proclamações, mas por pequenos gestos. E este é um pequeno grande gesto, e por isso vim aqui simbolicamente, na primeira visita, na minha visita a Moçambique", acrescentou.

O Centro de Formação Profissional de Metalomecânica, em Maputo, é um projecto que envolve a cooperação entre centrais sindicais de Portugal e de Moçambique, UGT e OTM, e também entre associações industriais e institutos do emprego dos dois países.

Marcelo Rebelo de Sousa apontou este centro como um exemplo de "colaboração que se traduz numa ajuda recíproca", e referiu que a sua visita é o cumprimento de uma promessa que fez antes de ser Presidente da República.

Durante esta visita, em que esteve presente o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, o Presidente português visitou as instalações e foi parando para falar com formadores e alunos, durante cerca de uma hora.

Numa sala onde decorria uma aula de contabilidade, à conversa com um grupo de alunas, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "o futuro é das mulheres".

"Vocês vão mandar nos homens, não é? Ficam vocês a mandar nas empresas, e eles obedecem. Esse é o mundo de amanhã e depois de amanhã", disse-lhes.

Sugerir correcção
Comentar