Marcelo "feliz" com a possibilidade de "pacto de regime" sobre descentralização

No dia em que o Conselho Geral da ANMP aprovou por unanimidade posição favorável à descentralização, Presidente afirma que o Governo poderá anunciar "qualquer coisa" nas próximas semanas.

Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso

<_o3a_p>

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou-se esta sexta-feira "muito feliz” com a possibilidade, cada vez mais próxima, de haver um “consenso de regime entre forças partidárias independentes que à partida tinham posições muito diferentes” em matéria de descentralização. No dia em que o conselho geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) aprovou por unanimidade solicitar ao Governo o aprofundamento da descentralização de competências para as autarquias. "O Governo poderá anunciar qualquer coisa nas próximas semanas, e como eu tinha pedido, haver votação no Parlamento até ao fim deste mês ou no início do próximo mês, muito longe das eleições autárquicas deste ano”, declarou o Presidente da República.

O chefe de Estado falava no final do encontro que promoveu com os presidentes de Câmara de todo o país a pretexto a comemoração dos 40 anos do poder local democrático, mas que, como disse na intervenção aos autarcas, “só valem a pena se os próximos 40 forem melhores ainda”.

Sem falar de descentralização no discurso – não era preciso, até porque tem repetido os apelos para um “acordo de regime” nesta reforma –, o chefe de Estado pediu aos autarcas para olharem para o futuro com “o modo de ser autárquico, que é fraternal”, porque independentemente dos partidos diversos ali representados, “aquilo que os une é muito mais importante que aquilo que os separa”.

“O estado de espírito do Presidente é idêntico ao dos autarcas: para resolver problemas é preciso antecipá-los e para os antecipar é preciso estar próximo deles, saber deles em primeira mão, ajudar a encaminhar a sua solução e ir buscar todos os que são necessários para resolver o problema”, afirmou.

O optimismo de Marcelo era acompanhado pelo presidente da ANMP: “Nós estamos prontos, temos total disponibilidade para ajudar a encontrar soluções”, afirmou Manuel Machado aos jornalistas, à margem do encontro. Segundo Machado, “as negociações estão a ser construtivamente desenvolvidas". "Temos tido um relacionamento construtivo com todos os órgãos de soberania, incluindo o Presidente da República”, disse, acrescentando que o chefe de Estado tem ajudado com os “estímulos” e o “esforço de consensualizar soluções”.

Consenso que diz ser fundamental: “Um processo de transferência de competências de legislação inovadora para o poder local é de enorme importância que seja consensualizada para ter durabilidade suficiente, para serem leis boas e bem estudadas”.

“Estou esperançado que vai haver uma solução bastante equilibrada, consolidada e eficaz”, garantiu. E especificou quando disse ter “boas expectativas de que, atempadamente antes das eleições autárquicas, se conclua o processo legislativo de forma a que os próximos autarcas eleitos saibam com o que contam”.

Manuel Machado disse ainda que a ANMP espera que esta reforma seja implementada até ao fim da legislatura, ou seja, até o Outono de 2019, o que representa uma antecipação em dois anos no período estimado pelo Governo.

Questionado sobre a ausência de propostas sectoriais da parte do Governo que tem sido criticada por alguns autarcas, o também presidente da Câmara de Coimbra desdramatizou. “Havendo uma lei quadro com amplo consenso, um compromisso político na Assembleia da República e a garantia do Governo que, quando estivermos na discussão final, estarão consolidados os decretos-lei nas áreas sectoriais de modo a todos confluírem no mesmo sentido, acredito que seja possível e sendo possível é politicamente adequado”, disse.

<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar