José Contente é o candidato do PS à câmara de Ponta Delgada

Membro do último governo presidido por Carlos César pretende transformar maior município do arquipélago no “bastião da açorianidade” .

Foto
DR

O socialista José Contente, membro do último governo regional presidido por Carlos César, apresentou neste sábado a sua candidatura à Câmara de Ponta Delgada, o maior município dos Açores.

 

Ao anunciar as linhas mestras do seu projecto autárquico, José Contente assumiu-se como “um homem de acção e coração”, como “alguém que não tem medo de agir” e que “nunca esquece que nos processos de decisão, principalmente nos tempos que atravessamos, é fundamental ter sensibilidade social”.  “Queremos afirmar Ponta Delgada como uma cidade europeia de referência no centro do Atlântico”, declarou o candidato com quem o PS pretende ganhar a autarquia que até ao Verão passado foi gerida por Berta Cabral, a líder regional do PSD derrotada nas eleições regionais de Outubro de 2012.

José Contente anunciou um conjunto de medidas que pretende concretizar, caso derrote José Manuel Bolieiro, presidente substituto do município que os sociais-democratas, agora dirigidos por Duarte Freitas, deverão candidatar.

O ex-governante entende “haver margem de manobra para aliviar os cidadãos e as empresas de taxas e tarifas ou impostos na justa possibilidade dos recursos da autarquia, para dinamizar, por exemplo, o comércio tradicional e a restauração”. Outra prioridade para o candidato socialista é a reabilitação do centro histórico da cidade, numa perspectiva “geradora de emprego e de actividade económica, decorrente do próprio processo de requalificação e de novas oportunidades de negócio alavancadas por este processo, nomeadamente, na área da cultura, do lazer e do turismo”.

Anunciou que a rede de transportes públicos de mini-bus será reformulada, de modo a garantir um melhor serviço aos cidadãos. Propõe-se ainda concretizar três novos planos: o Plano Municipal Solidário, o Banco Voluntário de Proximidade e o Serviço de Pequenas Reparações Domésticas. A nível cultural, o candidato socialista anunciou a realização de um Festival de Artes e Música, para colocar Ponta Delgada “na rota dos maiores festivais de cultura e fazer disso cartaz turístico”.

Na apresentação pública da candidatura, que contou com as presenças do actual presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, do presidente honorário, Carlos César, e de dezenas de personalidades independentes, José Contente garantiu que Ponta Delgada vai ser finalmente parceira do Governo Regional e “bastião da acorianidade”, para combater aqueles que na República “procurem desrespeitar a nossa bandeira e as nossas competências, como no caso da inaceitável e aberrante posição dos que defendem a diminuição do número de freguesias dos Açores”. 

Sugerir correcção
Comentar