Governo vai criar cadastro de proprietários

No final da época de incêndios, vai ser criado um grupo de trabalho do Governo que discutirá discutir proposta do Presidente da República de criação de um cadastro de proprietários.

Foto
Constança Urbano de Sousa esteve esta quinta-feira em Arouca Miguel Manso

O Governo vai criar um grupo de trabalho interministerial para adoptar várias medidas de combate e prevenção de incêndios. A decisão será tomada num Conselho de Ministros a realizar no final da época crítica de fogos.

Em cima da mesa estão várias medidas que constam do programa de Governo e que dão resposta directa ao defendido ontem pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a criação de um cadastro nacional de propietários e essa é uma das ideias a trabalhar. De acordo com um comunicado do Conselho de Ministros, que se realizou hoje antes da ida de António Costa para o Funchal, o Governo vai ainda: "Reforçar o ordenamento florestal", "dinamizar as zonas de intervenção florestal (ZIF´s) e outros modelos de exploração florestal", "avaliar regimes de intervenção em património rústico privado abandonado ou sem dono", "rever e aperfeiçoar o modelo de sapadores florestais", "incentivar o uso de biomassa florestal, em especial, aquela proveniente de resíduos resultantes de limpezas, desbastes e desmatações".

A criação deste grupo de trabalho e a a realização do Conselho de Ministros foram anunciadas pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa: “Hoje mesmo o Conselho de Ministros aprovou a criação de um grupo de trabalho, composto pelos ministérios da Agricultura, do Ambiente, da Administração Interna e da Justiça, para tratar, de uma vez por todas, da prevenção estrutural e de fazer a reforma da nossa floresta”, disse a ministra, citada pela Lusa.

A governante falava em Arouca, um concelho do distrito de Aveiro que, desde sábado, tem sido fustigado pelas chamas.
“A nossa prioridade actual é combater estes incêndios e depois pensarmos a sério na reforma da nossa floresta”, vincou a ministra, lembrando que há dez anos foi feita uma reforma na protecção civil.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários