Fotografias inéditas em exposição sobre 40 anos da Festa do Avante!

Da programação fazem parte 44 debates, conversas, palestras, sessões evocativas, entre muitos outros momentos.

Foto
Festa do Avante! Miguel Manso

Como este ano se celebram os 40 anos da Festa do Avante!, os visitantes vão poder ver, na Quinta da Atalaia, no Seixal, uma exposição com fotografias do evento ao longo das décadas, sendo algumas das imagens inéditas. A festa decorre entre 2 e 4 de Setembro.

As fotografias estão ordenadas por temas: cultura, juventude, trabalho, valores de Abril, desporto, música, solidariedade, e haverá ainda uma maquete da nova Quinta da Atalaia, agora ampliada pela Quinta do Cabo. A mostra abre com duas citações do histórico comunista Álvaro Cunhal e haverá dois ecrãs nos quais serão exibidos dois vídeos: um com uma retrospectiva das 40 edições e outro sobre as músicas que marcaram a festa.

Quanto a debates, conversas, palestras, a lista é grande: Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade; Controlo público da banca. Condição de soberania; Nova fase da vida política nacional e a luta pela alternativa patriótica e de esquerda; Rejeitar a submissão à União Europeia e ao Euro; 40 anos. A Constituição é tua, defende-a; CDU nas autarquias – sempre ao serviço dos trabalhadores e das populações.

A 3 de Setembro, há uma sessão intitulada 130 anos dos acontecimentos de Chicago – a luta pela redução do horário de trabalho. Entre outros debates, há um sobre Crise do capitalismo, o perigo do fascismo e da guerra, a luta de emancipação dos trabalhadores e dos povos, com, entre outros, Mluleki Dlelanga (secretário nacional da Liga da Juventude Comunista sul-africana), Anatolii Kryvolapov (editor chefe do jornal Rabochaja Gazeta/ Partido Comunista da Ucrânia), e Rahul Sinha (Partido Comunista da Índia – Marxista)/ jornalista do Peoples Democracy).

Um dos painéis chama-se Povos da América Latina não se rendem. Contará com, entre outros, com José Reinaldo Carvalho (Partido Comunista do Brasil); Juan Valdés Figueroa (do comité central do Partido Comunista de Cuba); Deisy Aparicio (Juventude Comunista colombiana); Marcos Suzarte (encarregado do PC do Chile em Espanha). Noutros debates estarão presentes por exemplo o Partido Comunista da Federação Russa, o Libanês, o de Espanha, Mohamed Luali, da direcção política da Frente Polisário, Roménio Pereira, do Partido dos Trabalhadores (Brasil), bem como rostos da juventude comunista Colombiana, da Frente Popular de Libertação da Palestina, do Partido do Povo Palestiniano, entre outros.

No último dia, está previsto o debate Não ao TTIP! Soberania e direitos dos povos e também um sobre o tema O referendo no Reino Unido e a crise na e da União Europeia, no qual estará, por exemplo, Robert Griffiths, secretário-geral do Partido Comunista Britânico. Já no espaço Mulher, falar-se-á do 30º aniversário da conferência do PCP A Emancipação da Mulher no Portugal de Abril e da Constituição da República e os Direitos das Mulheres.

Sugerir correcção
Comentar