Fórum Manifesto vai debater a "geringonça" e os desafios das esquerdas

A associação Fórum Manifesto, que se demarca de participar activamente em eleições futuras, irá pôr na mesa a discussão sobre "uma esquerda para tempos de incerteza". Vão participar bloquistas, socialistas e docentes universitários.

Foto
Ana Drago e Ricardo Paes Mamede (à esquerda) vão participar. José Vítor Malheiros (centro) e Daniel Oliveira (direita) serão moderadores. Nuno Ferreira Santos

A associação Fórum Manifesto, pela qual deram e dão a cara figuras como a ex-deputada Ana Drago, o colunista Daniel Oliveira ou o economista Ricardo Paes Mamede, não vai voltar a entrar em aventuras eleitorais, como aconteceu nas últimas legislativas, em que se juntou ao Livre, de Rui Tavares. Quem o assume é Ricardo Paes Mamede, um dos dirigentes da associação. Encerrado o processo das legislativas, “está fora do horizonte o envolvimento em eleições” por parte da Fórum Manifesto, reconhece. No entanto, as autárquicas de 2017 poderão ainda ver surgir candidatos ligados à associação. “Mas fá-lo-ão a título individual, e não sob a chancela da Fórum Manifesto”, assegura o dirigente, descrevendo a associação como sendo “política, mas não partidária”.

A Fórum Manifesto organiza, nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, no Parque das Nações, em Lisboa, o Fórum de Outono, um ciclo de debates e workshops sobre os desafios colocados às esquerdas. Marisa Matias, eurodeputada bloquista, irá juntar-se ao socialista Pedro Nuno Santos para debaterem perto do final da iniciativa “o ponto de situação da geringonça”. Ao PÚBLICO, Ricardo Paes Mamede afirmou que, embora o fórum em si não tenha sido motivado pelo timing do primeiro aniversário do Governo socialista apoiado pelos partidos de esquerda, o nome do último debate é “obviamente inspirado” na aproximação dessa data.

O membro da direcção da Fórum Manifesto, associação que apoiou nas eleições legislativas de 2015 a candidatura cidadã LIVRE/Tempo de Avançar, irá discursar na abertura do fórum. Faz um “balanço essencialmente positivo” do ano político liderado pelo Governo do PS, mas não deixa de apontar dificuldades. “Os constrangimentos que se colocam à actual governação são muito fortes. A possibilidade de pôr em prática políticas de criação de emprego num contexto em que as pressões orçamentais são imensas é muito difícil”, admite. Mas, apesar de tudo, a Fórum Manifesto sente que esta solução governativa “vale a pena”, mesmo que fique “muito aquém" daquilo que, no seu entender, "seria uma política que conseguisse atacar os problemas sociais e económicos do nosso país”. Especialmente tendo em conta que uma alternativa à situação actual seria “seguramente mais prejudicial”, explicou.

A iniciativa no Parque das Nações vem trazer uma discussão fundamentalmente política e económica sobre o panorama do país e da Europa, propondo a realização de workshops sobre o neoliberalismo, a banca e o sistema financeiro em Portugal, bem como mesas redondas sobre, por exemplo, as transformações político-partidárias na Europa. Os convidados a discursar surgem também vindos de outros países europeus – é o caso do comentador político britânico Neal Lawson e de Wolfgang Streeck, sociólogo alemão especializado em economia política. Também participarão docentes universitários e a moderação dos debates caberá, entre outros, aos jornalistas Daniel Oliveira e José Vítor Malheiros, colunista do PÚBLICO.

O Fórum de Outono termina na noite de 8 de Outubro com uma intervenção de Ana Drago, antiga deputada do Bloco de Esquerda e candidata do LIVRE/TDA às legislativas de 2015 pelo círculo de Lisboa. A entrada no evento é livre, mediante o preenchimento de um formulário de inscrição disponibilizado no site da Fórum Manifesto.

Sugerir correcção
Comentar