Estados Unidos deixam radar para trás

Os Estados Unidos vão ceder os equipamentos de radar que davam apoiou táctico à Base das Lajes, para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A base e o radar, instalados na serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, vão integrar assim a rede de radares meteorológicos nos Açores, que irá contar ainda com um equipamento semelhante em São Miguel.

O anúncio foi avançado na semana passada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante uma audição na Comissão de Agricultura e Mar, na Assembleia da República. O acordo, explicou a ministra, foi alcançado depois de uma “árdua negociação” com os Estados Unidos, e vai permitir que o IPMA avance já este ano com um concurso para instalação de um radar meteorológico na ilha. O processo, explicou Ana Paula Vitorino, vai avançar com um orçamento inferior ao previsto, fruto deste acordo com Washington.

O radar, apesar de ser propriedade dos Estados Unidos, integrava a rede do IPMA. Com o anúncio da saída norte-americana da Base das Lajes, temeu-se que o equipamento fosse desmontado e levado para outro local, o que deixaria o arquipélago desprotegido face a situações meteorológicas extremas.

Sugerir correcção
Comentar