Esquerda e PAN querem alterações à Lei da Nacionalidade, CDS critica "irresponsabilidade"

CDS discorda da adopção do critério do jus soli

Foto
Vânia Dias da Silva foi subsecretaria de Estado adjunta do ministro dos Negócios Estrangeiros no anterior Governo DRO DANIEL ROCHA - PÚBLICO

PS, PCP e PAN apresentaram esta segunda-feira alterações à Lei da Nacionalidade, com o CDS-PP a acusar estes partidos de irresponsabilidade e de irem ao arrepio da Europa e o BE a lamentar que as propostas fiquem aquém do necessário.

Os diplomas discutidos no plenário da Assembleia da República pretendiam alterar a lei que foi revista em 2006, desburocratizando e facilitando a atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos nascidos em solo luso (jus soli), para além de simplificar os processos de naturalização.

O tom mais crítico às propostas partiu da bancada do CDS-PP, pela voz da deputada Vânia Dias da Silva, que recordou que é a terceira vez este ano que se discute a lei no Parlamento e lançou críticas aos diplomas. Para Vânia Dias da Silva, ao impor o critério do jus soli está a ir-se “ao arrepio da tradição portuguesa e ao arrepio do caminho que se tem seguido em toda a Europa". "Isto é absolutamente irresponsável e é isto que vem dando azo a populismos que se vêem por essa Europa fora e que os senhores pura e simplesmente ignoram", criticou.

Pelo BE, o deputado José Manuel Pureza considerou que a questão é muito importante, explicando que, por isso, os bloquistas apresentaram em Fevereiro um projecto de lei para que se consagrasse que cada pessoa que nasce em Portugal é portuguesa. O deputado do BE anteviu que, na discussão na especialidade, haverá lugar para uma "convergência máxima", apesar das propostas dos partidos terem todas aspectos positivos e negativos. Contudo, acrescentou, nenhum dos três projectos de lei do PS, PCP e PAN dão o passo que os bloquistas consideram fundamental, que é a nacionalidade automática por nascimento em solo luso.

A apresentação das linhas fundamentais da proposta socialista foi feita por Pedro Delgado Alves, que considerou que apesar dos passos muito importantes dados em 2006, decorridos mais de dez anos é necessário "fazer uma reflexão profunda" com o objectivo de reforçar os direitos destes cidadãos, fazer um esforço de desburocratização e simplificação dos processos e corrigir as insuficiências existentes. "Estamos abertos para conversar com todos os grupos parlamentares. Apesar de não concordamos com tudo o que é posto em cima na mesa, todos temos o mesmo propósito", destacou o socialista.

Já António Filipe, do PCP, defendeu que agora é o tempo de reflectir sobre a experiência positiva da alteração da Lei da Nacionalidade em 2006 e "poder dar um passo em frente em matéria de jus soli". “O que move os comunistas é que quem vive em Portugal, quem tem cá os seus filhos, estes devem ser portugueses”, disse, criticando o PS por não ir tão longe e defendendo a necessidade de acabar com obstáculos artificiais no processo de naturalização.

Pelo PAN, o deputado único André Silva defendeu que "representando o casamento e a união de facto vínculos caracterizados pela durabilidade e estabilidade de ligações sustentadas a Portugal, deve um casamento ou união de facto que tenha a duração mínima de cinco anos consubstanciar um factor de concessão de nacionalidade imediata sem a observância de demais pressupostos".

O deputado do PSD José Silvano considerou que, tendo em conta os argumentos apresentados pelos partidos proponentes, a legislação em vigor é favorável e, portanto, deve ser estabilizada, para que não se corram riscos. "É preciso ponderação e equilíbrio nas alterações que se querem fazer a esta legislação", defendeu, afirmando que o PSD está potencialmente de acordo com a remoção de obstáculos burocráticos.

Sugerir correcção
Comentar