Encontro dos Oceanos arranca quinta-feira

É o ponto de partida para a preparação da Conferência da ONU das ilhas Fiji.

Foto
O antigo Hotel Neptuno, agora Yellow Hotel, foi construído junto à praia de Monte Gordo, no Algarve Pedro Cunha/Arquivo

Chama-se Oceans Meeting – Encontro dos Oceanos, tem como coordenador Mário Ruivo, vai debater as políticas internacionais e o futuro dos oceanos, é o palco da divulgação do estudo da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] Economia dos Oceanos em 2030. E é, também, o ponto de partida da preparação da Conferência da ONU sobre os Oceanos das ilhas Fiji. Com esta iniciativa, a ministra do Mar reivindica uma evolução face à Semana Azul de 2015.

“Apostamos na divulgação das vantagens e oportunidades ligadas ao mar, estes eventos servem para a literacia oceânica, para que a visibilidade esteja do lado do mar”, refere Ana Paula Vitorino. “Queremos reforçar a iniciativa política a nível internacional para projectar uma liderança de Portugal neste capítulo”, prossegue.

O programa desenvolve-se em torno de quatro grandes conferências, da cimeira internacional de ministros do mar, com 53 delegações, a encontros com especialistas internacionais. Ainda não está definida a declaração final, sendo certo que contemplará questões como a ciência, inovação, cultura e governação dos oceanos.

Sobre este último ponto, a ministra do Mar sintetiza o objectivo: “Como se faz o aproveitamento do mar? Há uma falha identificada no relatório da OCDE que é a falta de planeamento territorial marítimo”.

 “A mensagem que queremos passar nesta conferência é uma nova abordagem, que não seja conservacionista nem depredadora, tem de haver um uso sustentável do nosso mar ”, afirma. Ana Paula Vitorino refere, por fim, que Portugal tem em adiantada fase de preparação parcerias com a Noruega, Canadá, Angola, Timor, Cabo Verde e China, algumas das quais vão ser assinadas em breve.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários