Eleições para a ERC em Setembro para evitar risco de aprovação tácita do negócio

Altice avisou reguladores que não aceita remédios que lhe cortem activos da Media Capital — sejam a TVI, as rádios ou a produção de entretenimento e conteúdos — ou da Meo.

Foto
Mandato dos actuais membros da ERC terminou em Novembro DANIEL ROCHA

Depois de meses de desentendimento, PS e PSD têm mesmo que se pôr se acordo até Setembro sobre o novo conselho regulador dos media para se evitar correr o risco de a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vir a demitir-se de dar parecer sobre a compra da Media Capital pela Altice e o negócio acabar por ser aprovado tacitamente. É que os estatutos da ERC exigem que qualquer deliberação seja tomada por um mínimo de três votos favoráveis dos elementos do Conselho Regulador e este órgão conta agora apenas com três dos seus cinco membros. O que significa que ou a decisão é tomada por unanimidade ou, na falta de entendimento, o negócio fica aprovado por falta de parecer.

A eleição do Conselho Regulador dos media ficou formalmente adiada de amanhã para Setembro, anunciou esta segunda-feira o gabinete do presidente da Assembleia da República, confirmando o que o PÚBLICO tinha avançado na edição de domingo. Agora, os dois partidos vão tentar um “acordo conjugado” para que no início da próxima sessão legislativa seja possível aprovar os nomes para a ERC, para o Conselho de Fiscalização das secretas e para o provedor de Justiça, entre outras entidades, disse à Lusa fonte da bancada socialista.

A eleição tornou-se imprescindível com o anúncio da compra do grupo da TVI pela Altice. Porque se o negócio for avaliado em Portugal pela Autoridade da Concorrência, a ERC tem que o analisar de forma qualitativa e quantitativa e dar um parecer que é vinculativo. O problema é que dos cinco membros da ERC restam neste momento três, depois da saída de Raquel Alexandra (designada pelo PSD) em Dezembro, e de Rui Gomes (indicado pelo PS) em Fevereiro. Ficaram em funções o presidente, Carlos Magno, e a vogal Luísa Roseira, ambos indicados pelo PSD, e o vice-presidente, Alberto Arons de Carvalho, nomeado pelo PS. E já aconteceu não haver deliberação por falta de quórum.

O mandato do conselho regulador da ERC terminou a 9 de Novembro do ano passado. O PS já indicou dois nomes, o PSD insiste que lhe cabem os outros três e o presidente porque ganhou as eleições. Mas o Parlamento só tem que eleger quatro, que depois cooptam o quinto e entre todos elegem o presidente.

De acordo com os estatutos, comepete à ERC determinar, em articulação com a Autoridade da Concorrência, os “mercados economicamente relevantes no sector da comunicação social”, pronunciar-se “sobre as aquisições de propriedade ou práticas de concertação das entidades que prosseguem actividades” de media, assim como “proceder à identificação dos poderes de influência sobre a opinião pública, na perspectiva da defesa do pluralismo e da diversidade, podendo adoptar as medidas necessárias à sua salvaguarda”.

Ou seja, a ERC terá poderes mais abrangentes sobre este negócio do que aqueles que a Meo/Altice enumera no anúncio à CMVM de lançamento da OPA sobre a Media Capital. No documento, e sobre a acção da ERC, o grupo francês afirma que a OPA fica sujeita à obtenção da autorização da ERC sobre a venda da licença de televisão da TVI e das licenças de rádio das várias estações da Media Capital Rádios. A Altice põe de lado outra parte do mesmo artigo da lei da televisão que estipula que as “operações de concentração entre operadores de televisão sujeitas a intervenção da autoridade reguladora da concorrência são submetidas a parecer prévio da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o qual só é vinculativo quando se verifique existir fundado risco para a livre expressão e confronto das diversas correntes de opinião”.

O grupo francês refere ainda que o negócio depende da inexistência de oposição da ERC e da Autoridade da Concorrência e admite “remédios comportamentais” – imposições dos reguladores para a realização do negócio – mas desde que “não tenham um efeito material” sobre o valor da Media Capital. Ou seja, a Altice não aceita que lhe imponham a venda de quaisquer activos da Media Capital, seja na área da televisão, rádio, entretenimento digital, produção audiovisual, produção musical ou de conteúdos, ou mesmo de qualquer empresa participada da Meo.

Sugerir correcção
Comentar