Presidente da Caixa pode ser destituído pelo tribunal

Sem acordo no Parlamento, o destino de Domingues está preso pela interpretação do TC. Lei permite "destituição judicial" em caso de não apresentação de rendimentos.

Foto
Miguel Manso

Se não houver acordo no Parlamento entre esquerda e direita para obrigar António Domingues à entrega de declaração de património, nem vontade do Governo para o obrigar a fazê-lo, o destino do banqueiro está na mão do Tribunal Constitucional (TC).

Se os juizes entenderem que se aplica à actual gestão do banco público a lei 4/83, sobre o controle público da riqueza dos titulares de cargos políticos, essa mesma lei permite que este seja destituído por decisão judicial, caso seja intimado e mantenha a recusa na entrega: "Em caso de não apresentação das declarações", os administradores da CGD incorrem "em perda do mandato, demissão ou destituição judicial".

Esta legislação dá, assim, poderes até aos tribunais administrativos e fiscais para poderem proceder a uma destituição de titulares de cargos públicos. E está duplamente legitimada: é que o próprio TC já teve que decidir sobre a sua constitucionalidade em 2014, depois do protesto de um então Director Regional de Agricultura, que foi suspenso de funções por um tribunal administrativo, por ter omitido numa declaração de património a sua participação numa empresa. O acórdão 483, datado de 27 de Novembro de 2014, é claro quanto à possibilidade de um tribunal ser "compente para, uma vez verificado o incumprimento, aplicar a inibição para o exercício do cargo". O acórdão foi assinado por cinco juízes, incluindo o presidente de então, Joaquim de Sousa Ribeiro.

Sugerir correcção
Comentar