Dirigentes mundiais só confirmam presença nesta segunda-feira

Michel Temer e Martin Schulz já anunciaram que estariam em Portugal para o funeral de Soares.

Foto
Miguel Temer já confirmou presença Reuters/UESLEI MARCELINO

O facto de as chancelarias estarem encerradas devido ao fim-de-semana não permite, ainda, às autoridades portuguesas terem uma lista ajustada à realidade da presença de dirigentes políticos internacionais às exéquias de Mário Soares. As presenças só serão confirmadas esta segunda-feira.

Até agora, Michel Temer, segundo o Palácio do Planalto, a Presidência do Brasil, e Martin Schultz, presidente do Parlamento Europeu que já anunciou a sua saída do cargo para se candidatar como cabeça de lista do PSD às legislativas alemãs, têm a sua presença anunciada.

O PÚBLICO sabe que diversos Presidentes da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] manifestaram, nas últimas horas, a vontade de participarem nas cerimónias em Lisboa. Um deles foi o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que virá acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares. O outro é o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz.

O Rei de Espanha anunciou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai ser enviada uma delegação espanhola, cuja composição, contudo, não foi divulgada.

Sugerir correcção
Comentar