Deputados vão ter código de conduta para justificar faltas

Um dos conceitos que vai ser explicado aos parlamentares é o de "força maior", que actualmente pode servir para justificar quase tudo, ao crítério de cada deputado.

Foto
No último ano legislativo, os deputados deram mais de 1500 faltas em 109 sessões Pedro Elias

A Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas está a discutir a elaboração de um código de conduta para ensinar os deputados a justificar faltas, clarificando conceitos como "força maior" ou "trabalho político", hoje usados pelos parlamentares segundo o critério de cada um. A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e nela se lê que a generalidade dos partidos não quer mudanças de lei, mas aceita uma clarificação de conceitos complementar ao Estatuto dos Deputados.

O caso recente do social-democrata Sérgio Azevedo - que em 2015 viajou para a China a título pessoal (sem ser como deputado) a convite da empresa Huawei, mas justificou as faltas aos plenários com motivo de "força maior" -  levou o jornal a questionar vários grupos parlamentares sobre se consideram necessária uma mudança na lei para ajustar os motivos aceites pelos serviços para justificar faltas. O PS, o CDS e o PCP consideraram que não é preciso mexer na legislação. O Bloco de Esquerda respondeu que quando um deputado ou deputada do BE "dá como justificação trabalho político" é porque é isso mesmo que está a fazer. O PSD não respondeu.

Já a secretaria-geral da Assembleia da República confirmou que "o entendimento do que constitui força maior cabe ao deputado que apresenta a justificação de falta", ou seja, fica ao critério de cada um. É por isso que surgem justificações díspares para o mesmo tipo de falta. Por exemplo, quando foi preciso justificar as ausências por ocasião dos jogos do Euro 2016, Luís Montenegro (do PSD) justificou como tendo estado em trabalho político e Hugo Soares ((também do PSD) optou por invocar motivo de "força maior".

Ouvido pelo Diário de Notícias, o deputado socialista e coordenador da comissão Pedro Delgado Alves explicou que o Código de Conduta servirá para regular questões como as faltas, mas também outras situações relacionadas com as prendas recebidas pelos parlamentares, as deslocações ao estrangeiro ou o preenchimento do registo de interesses. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários