Debates das Presidenciais arrancam na sexta-feira

O calendário divulgado ainda só prevê frente-a-frente entre sete candidatos. Ainda não estão definidos os debates relativamente às restantes três candidaturas que foram admitidas. Antena 1 faz debate com todos na segunda-feira e RTP repete o modelo no dia 19.

Os debates televisivos entre sete candidatos às presidenciais de 24 de Janeiro arrancam nesta sexta-feira, existindo ainda alguma indefinição relativamente às restantes três candidaturas que foram admitidas, mas que não constam da programação das televisões.

O primeiro debate com os 10 candidatos está agendado para a próxima segunda-feira na Antena 1 e será moderado pela jornalista Maria Flor Pedroso, confirmou a jornalista ao PÚBLICO. A RTP confirmou também que reservou o dia 19 de Janeiro para um debate com todos, inicialmente previsto para sete candidatos. Com a admissão do Tribunal Constitucional de mais três candidaturas do que o esperado, o canal público alargou o convite a Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Tino de Rans.

Nesta fase estão agendados frente-a-frente, entre 1 e 9 de Janeiro, mas integrando apenas sete candidatos. De fora desta lista ficaram as três personalidades emergentes, o que gerou críticas de Cândido Ferreira e Marcelo Rebelo de Sousa.

"Não há candidatos de primeira, de segunda e de terceira", rejeitou o professor universitário, assinalando que "ninguém é obrigado a ver todos os debates", mas que devem ser asseguradas condições iguais para todos os candidatos. "Espero que haja da parte das televisões uma disponibilidade para haver debates de todos com todos", frisou Marcelo. Também Cândido Ferreira partilha da opinião do antigo comentador político e espera que essa posição seja defendida pelos restantes candidatos.

Entre 1 e 6 de Janeiro haverá três debates por dia, um por cada canal: RTP, SIC e TVI, embora só o canal público transmita os debates desses dias em sinal aberto. Depois, dia 7 à noite, a SIC transmite no canal aberto o debate entre Rebelo de Sousa e Nóvoa, ao passo que no dia seguinte o canal 1 da RTP é palco da troca de ideias entre Marcelo e Maria de Belém.

Para 9 de Janeiro, está previsto o embate entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, a emitir na TVI. Os debates terão tendencialmente 30 minutos de duração, exceptuando os três últimos em sinal aberto, que durarão aproximadamente 45 minutos, revelaram as estações televisivas.

Na passada terça-feira soube-se que o TC admitiu as dez candidaturas às eleições presidenciais que tinham sido formalizadas com a entrega de pelo menos 7500 assinaturas até 24 de Dezembro, o que constitui um número recorde de candidatos a Belém.

O período oficial de campanha eleitoral será entre 10 e 22 de Janeiro de 2016, e o sufrágio está agendado para dia 24.<_o3a_p>

O artigo 7.º da lei da cobertura eleitoral frisa que “no período eleitoral os debates entre candidaturas promovidos pelos órgãos de comunicação social obedecem ao princípio da liberdade editorial e de autonomia de programação, devendo ter em conta a representatividade política e social das candidaturas concorrentes”.<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar