Críticas de Cavaco "são prova da importância" do Bloco, diz partido

No livro apresentado esta quinta-feira, o ex-Presidente da República tece críticas ao partido dos bloquistas, que considera uma "influência negativa" na governação do país.

Foto
José Manuel Pureza considera que as afirmações de Cavaco são prova do "bom trabalho" do BE Miguel Manso

O deputado bloquista José Manuel Pureza considerou na quinta-feira que as críticas que Cavaco Silva teceu ao Bloco de Esquerda e ao PCP no seu livro são "a prova provada da importância" do Bloco na inversão de políticas.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva, que apresentou na quinta-feira o livro Quinta-feira e outros dias, acusa o BE e o PCP de exercerem uma "influência negativa" na governação do país, com o executivo socialista a depender, "para a sua sobrevivência política", do apoio destes partidos.

Ao falar de José Sócrates, o "protagonista" do seu livro, enquanto primeiro-ministro que durante mais tempo acompanhou os dez anos de Cavaco em Belém, o antigo Chefe de Estado elogiou o Sócrates neste ponto: “Nunca se deixou capturar pelo PCP nem pelo BE e isso foi bom”, disse, num recado à actual governação. “Não existe na Europa, nem tão pouco no mundo, qualquer país que seja desenvolvido e que registe um caminho de sucesso tendo partidos da extrema-esquerda a determinar a condução da política económica”, lê-se num dos excertos.

"Vindo de quem vem, essa afirmação é a prova provada da importância que um partido político como o Bloco de Esquerda tem na inversão das políticas e na criação de condições políticas inversas àquelas que o anterior Presidente da República apadrinhou durante o seu consolado", afirmou José Manuel Pureza, que falava durante uma sessão pública promovida pelo seu partido em Coimbra, intitulada Precários do Estado.

O deputado do BE notou que um dos casos onde essa inversão está a acontecer, "pouco a pouco, é justamente no combate à precariedade"."Cavaco Silva, como Presidente da República e como primeiro-ministro, foi um dos actores políticos principais no alastramento da mancha de precariedade do nosso país", realçou.

Segundo o deputado, o combate à precariedade "é um dos combates que dá mais sentido à solução política da qual queremos fazer e estamos a fazer parte".

No final da sessão pública José Manuel Pureza referiu que está "convencido" de que, caso o seu partido continue o trabalho que tem vindo a fazer, "o segundo volume de memórias [de Cavaco Silva] dirá exactamente o mesmo e ainda com mais força".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários