Críticas à divulgação de resultados eleitorais autárquicos “não têm fundamento” , diz ministro

Miguel Macedo lembrou que a reconfiguração de freguesias tornou o processo mais complexo.

Foto
O ministro não quis comentar os maus resultados do PSD PÚBLICO

O ministro da Administração Interna considerou “sem cabimento” ou “fundamento” as críticas feitas à divulgação dos resultados das eleições autárquicas, sublinhando que “todo o processamento eleitoral de domingo correu muito bem”.

Miguel Macedo falava aos jornalistas na Ajuda, Lisboa, onde presidiu à cerimónia que assinalou o ingresso de 44 novos oficiais da GNR, com a entrega simbólica de espadas.O ministro salientou que o processo eleitoral só registou dois boicotes e que a publicitação de alguns resultados só na segunda-feira “não é uma situação inédita”, pois já havia sucedido em anteriores eleições autárquicas.

Miguel Macedo alertou para o maior grau de complexidade das eleições do passado domingo, em resultado da reconfiguração e da redução do número de freguesias, o que implicou a realização de outras operações adicionais, num cenário em que certas pessoas passaram a votar em outras freguesias.

“As críticas não têm fundamento”, enfatizou Miguel Macedo, dizendo que irá demonstrar em local próprio [na Assembleia da República] o que se passou, hora a hora, em eleições anteriores.

Segunda-feira, o dirigente socialista Miguel Laranjeiro exigiu ao Governo explicações sobre o motivo de atrasos na divulgação dos resultados das eleições autárquicas, considerando inaceitável que ao fim de 24 horas não houvesse ainda resultados definitivos.

Nesta terça-feira, em declarações aos jornalistas, o ministro da Administração Interna admitiu contudo que “o país tem que ponderar um trabalho de fundo em relação ao Código Eleitoral” e aprofundar todos os mecanismos electrónicos para efeitos de processamento da máquina eleitoral, numa alusão à possibilidade de futura utilização do voto electrónico.

Quanto aos resultados, que constituíram uma pesada derrota para o PSD, Miguel Macedo disse não pretender fazer comentários desse tipo numa cerimónia da GNR, já que estará presente esta noite, na qualidade de militante, na reunião do Conselho Nacional do PSD para análise dos resultados.

Sugerir correcção
Comentar