Costa reúne-se com autarcas das zonas atingidas pelos fogos

Ao início da tarde de quarta-feira, o primeiro-ministro terá mais um debate quinzenal na Assembleia da República.

Foto
Costa vai voltar ao local dos incêndios LUSA/Miguel A. Lopes

O primeiro-ministro e vários membros do Governo reúnem-se na quarta-feira, pelas 10h30, em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, com os presidentes das câmaras dos concelhos mais atingidos pela recente vaga de incêndios florestais.

Fonte do Governo disse à agência Lusa que a reunião com os autarcas servirá para "verificar o que já foi feito no terreno nas zonas afectadas por incêndios florestais ao longo dos últimos 11 dias, desde matérias relacionadas com o apoio às famílias, até à reabilitação de infra-estruturas, assim como apurar o que ainda é necessário fazer" nestes concelhos.

Na deslocação a Pedrógão Grande, António Costa far-se-á acompanhar pelos ministros da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques.

Da delegação do Governo farão ainda parte os secretários de Estado adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, da Segurança Social, Cláudia Joaquim, do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Pela parte das autarquias, segundo fonte do executivo, estarão presentes na reunião os presidentes das câmaras de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Gois, Penela e Sertã.

Debate quinzenal marcado por incêndios

Ao início da tarde de quarta-feira, o primeiro-ministro terá mais um debate quinzenal na Assembleia da República, numa semana parlamentar em que os incêndios, que fizeram 64 mortos, vão estar em foco.

Fontes do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) admitiram que a questão dos incêndios e da prevenção seja levantada na discussão com António Costa.

Na quinta-feira, o PSD agendou um debate sobre segurança, protecção e assistência às pessoas no incêndio de Pedrogão Grande e a semana de debates parlamentares termina na sexta-feira de manhã com uma interpelação de ‘Os Verdes’ sobre a floresta e desertificação do mundo rural.

No debate quinzenal será o PSD a abrir o debate, com uma ronda de perguntas ao chefe do Governo, seguindo-se PS, Bloco de Esquerda, CDS-PP, PCP, PEV e Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN).

Todos os partidos comunicaram, por antecipação, que pretendem abordar temas sociais e económicos, sendo o PEV o único, como é habitual, a colocar temas ambientais. O BE acrescentou também temas de política internacional.

O último debate quinzenal foi a8 de Junho. O tema escolhido pelo Governo foi a educação, os parceiros do PS à esquerda pressionaram o primeiro-ministro para acabar com a “vergonha nacional” das rendas excessivas na energia, mas de António Costa só ouviram que admite renegociar.

Sugerir correcção
Comentar